terça-feira, 30 de julho de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre meus conselhos e orientações para o Presidente Bolsonaro!

Peço para que o deputado federal Júnior Mano leve alguns conselhos, orientações e estratégias ao Presidente Bolsonaro!
Cometendo erros e mais erros, agindo em desacordo com a liturgia do cargo presidencial que ocupa, o Presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) não vive um bom momento político. 
  • O episódio com o Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, a respeito da morte do pai dele (Fernando Santa Cruz), dando uma outra que não a morte dele sob torturas no DOI-CODI, feriu os sentimentos do famoso advogado e dos demais advogados da OAB. 
Pensando que ainda é deputado federal e não Presidente da República, Bolsonaro mexeu com os sentimentos afetivos e familiares do Presidente da OAB, que quer apenas encontrar os restos mortais do seu para enterrá-lo como um cristão na sua terra natal.
Mas Bolsonaro não sabe nada disso. Não tem inteligência política para fazer média, falar o que as pessoas querem ouvir, elogiar quando preciso for. Não age assim! O negócio de Bolsonaro é fazer da Presidência da República um cruzada radical ideológica com base na Lei de Segurança Nacional e na guerra fria dos anos 60.
Age como fosse um chefão do DOI-CODI e não um Chefe de Estado.
Atua como se fosse porta voz da Extrema Direita Militar e não respeita a liturgia da Presidência.
  • Razão para que eu publique em meu Blog, sem querer ser um Golbery, e peço ao deputado federal Júnior Mano (PSL)A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno, que é da base do Presidente Bolsonaro, levar ao conhecimento de Bolsonaro.
A alguns conselhos, orientações e estratégias para que o Presidente Bolsonaro possa governar bem melhor o nosso Brasil. Pedindo, ao mesmo tempo, ao deputado federal Júnior Mano que leve e faça chegar ao conhecimento do Presidente Bolsonaro.
1ª coisa a fazer é desideologizar a Presidência. Evitando defender qualquer tipo de ideologia: seja de Direita ou de Esquerda. Isso não quer dizer que não pode criticar erros e dogmatismos ideológicos de Esquerda. Pode, sim! o que não pode é institucionalizar uma ideologia totalitária.
Outra coisa. Deve buscar uma aproximação ou estudar mais sobre o MST, a CUT e outras centrais sindicais, a UNE, entre outras organizações e movimentos, para entendê-los melhor até para conversar melhor e dominá-los ou manipulá-los de várias formas.
Deve diminuir o número de generais e de ministros militares no governo federal, sob pena da militarização extrema e do afastamento dos políticos do centrão e dos civis do seu governo. E deve colocar imediatamente políticos e técnicos do Nordeste em seu ministério.
Mais. Não pode ficar brigando com a Igreja Católica, que é um poder mundial. Seria bom participar da próxima reunião da CNBB, apoiar e oficializar algumas lutas históricas da Igreja, pedir a beatificação do Padre Cícero e dom Paulo Evaristo Arns, participar de grandes romarias católicas etc.
Ver uma abertura na sua agenda para conceder entrevistas ao vivo nos principais programas jornalísticos (Jornal Nacional, Fantástico) e de entretenimento: Caldeirão do Huck, Faustão. Sendo possível, nas entrevistas, elogiar bastante a figura do fundador da Globo: Roberto Marinho.
Um pedido especial. Não demita, mas peça para o Ministro da Justiça/Segurança Pública (Sérgio Moro) se afastar do governo, até que todas as investigações sejam concluídas.
Se ele for inocente, ele retorna triunfalmente.
Ainda não acabou. Procurar repetir alguns programas sociais dos governos Lula e Dilma, especialmente o Bolsa Família -visando conquistar eleitores no Nordeste, no Norte. Avançar no Minha Casa, Minha Vida e nos programas universitários para jovens carentes.
Para Nova Russas, trazer imediatamente a agência da Caixa Econômica, a agência da Receita e a sede regional do INSS. Para Crateús, terra do seu sogro, um curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a sede estadual do DNIT das BR.
Para a política externa, oriento. Não pode fechar uma aliança dogmática com os Estados Unidos. Os EUA não são a única nação do Planeta. Tem buscar outras alianças, até mesmo com a Rússia e outros países. Tem que fazer uma política externa pragmática sem rança ideológico de Esquerda ou de Direita.
Com relação à carteira de motorista em poucos dias e o aumento dos pontos da carteira, concordo. 
Espera que o Deputado Júnior leve meus conselhos e minhas orientações para o Presidente Bolsonaro.
Porque ele totalmente perdido. No mundo da lua presidencial.
Antes tarde do que nunca precisa mudar!
_________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Um comentário: