quarta-feira, 10 de julho de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre os programas voltados ao passado do radialista Charles Gomes na Vale FM.

Charles Gomes conquista audiência na Rádio Vale devotado ao passado cultural, religioso e musical!
Bom dia, bom dia, Bom dia (citando várias categorias de trabalhadores, até mesmo os padeiros e os leiteiros), a Vale é 1.000 porque é a melhor rádio do Brasil. 
Assim o radialista Charles começa seu Nossa Terra Nossa Gente, nas madrugadas da Rádio Vale FM -rádio chefiada pelo empresário Luiz Aguiar Vale.

  • Embora não seja um fenômeno do rádio, Charles GomesA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado é a maior audiência da Vale FM. Tanto no Nossa Terra quanto no Sertão Brasil -todas as tardes, a partir das 15h30m.

Segredo de sua audiência é uma só. Charles traz para o presente as músicas, os valores católicos e as culturas do nosso passado sertanejo e nordestino.
Ele valoriza um certo passado que a midia esqueceu.
O que toca em seus programas não está nas paradas de sucesso do momento. Toca as músicas que fizeram sucesso no passado.
As Valsas Calçadas de Lágrima/Saudades da Minha Terra (do Alberto Calçada), muito tocadas nos saraus do Século XVIII, Século passado, sempre tocadas exatamente às 5 e meia da manhã. 
O que toca são as canções dos cantadores e dos cordelistas. Tostão de Chuva -cujo enredo musical se resume a um ateu que quis comprar um tostão de chuva ao Padim Ciço, toca quase todos os dias.
Quando não são valsas e cantorias, são os cantores do forró das antigas: Mastruz com Leite, Caviar Com Rapadura etc.
E até músicas dos anos 40, como Vicente Celestino (Ébrio). Outro cantor bem tocado é o gaúcho tradicionalista Teixeirinha e suas melodias chorosas, que nem os gaúchos ouvem mais..
Entre uma música e outra, os nossos ouvidos são agredidos por um certo melô musical sem sentido algum. Melô do Charles Gomes, que não tem letra, rima e nada que lembre algo musical, toca lá.
Melô que não ganharia nem o troféu abacaxi do Chacrinha.
A variedade musical passadista também toca  músicas gospel e católicas. Preparativas para a consagração a Nossa Senhora das Graças -de quem é um devoto mariano fundamentalista.
Música e crenças católicas do Século XVIII, faltando apenas rezar o rosário do terço ou recitar no ar a famosa oração de São Cipriano e outras do catolicismo medieval.
Passado acima de tudo nas músicas, na fé católica e nos modo de falar com seu público rural.
Passado que dá uma boa audiência a Charles Gomes.
Charles é 1.000 nos grotões...
O radialista Charles quase não tem audiência nos centros urbanos, como Nova Russas e outras cidades. Sua maior audiência está nos grotões mais bizarros e mais grotescos das zonas rurais da região.
Cabelo do Nego, Serrote Grosso, Riacho Seco, Saco das Balas, Volta da Foice, Jatobá dos Umbelino, Olho D'água dos Ribeiro, Ramalhete, Mata Fresca, Serrotinho, Lagoa de Dentro, entre outros, são grotões onde seu ouvintes mandam os aúdios para serem divulgados.
Comunidades bizarras que não fariam falta alguma à Terra caso fossem destruídas por um terremoto.
Locais grotescos em que a audiência dele é fechada.
Exemplo de Vida é muito bom...
Mesmo chamado de piegas, auto-ajuda barata ou fabulismo medieval, o quadro Exemplo de Vida é um dos mais ouvidos. Mas há quem diga que, no rádio, Charles Gomes nunca passou de um radialista de pequenas rádios.
Ficando apenas em rádios da região.
Teve o exemplo de vida da sabedoria do Samurai, que, muito sábio, não devolveu com insultos e raivas os insultos dirigidos a ele. 
Moral da história: não pegue pilha, não seja baixo quando receber algum tipo de agressão, não pague o mal com o mal.
Nome de Deus em vão?
Não vejo assim. Charles Gomes agradece a Deus por tudo e sempre falar o nome de Deus. Até recitando mensagens de agradecimento a DeusResultado de imagem para obrigado senhor - oração de agradecimento (que é uma dádiva divina). 
Agradecimento ao Senhor Jesus, filho de Deus, e à santíssima trindade por tudo de maravilha em nossas vidas e nossos momentos.
Túnel do tempo...
Quem fim levaram vários ouvintes que sempre ligavam para os programas de Charles Gomes e não ligam mais?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde 1990, é fã do Charles em programas de rádio.
_________________________________________


Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário