segunda-feira, 29 de julho de 2019

Diz a sabedoria político que político profissional não tem coração. Isso não quer dizer maldade. Mas sem mágoa e sem ódios ou ressentimentos. É a lição de filosofia política do blogueiro Jesus da Costa, uma das inteligências mais privilegiadas de Nova Russas.

A MÁGOA NÃO DEVE SER COMBUSTÍVEL PRA NINGUÉM...

A política deve ser um meio, e nunca um fim. É por meio da política que uma sociedade minimamente organizada, busca dias melhores em termos coletivos. A democracia é o caminho mais sustentável já descoberto pelo homem civilizado, e a alma desse modelo é exatamente a convivência de discordantes e a prevalência da maioria. Aceitar resultados adversos é postura esperada de quem pode ganhar amanhã.
O processo democrático permite, além das vitórias e derrotas, meios regulados por posturas condizentes com o espírito coletivo. É óbvio que a política requer malícia, discípulos do velho manual de Maquiavel, perduram até nossos dias, e fazem da disputa um meio onde só os astutos sobrevivem. Entretanto, a derrota, seja ela nas urnas, ou precoce, não se dá somente pela vontade e habilidades dos oponentes... Se dá muito pela inabilidade e imperícia dos derrotados. Basta procurar o erro, de forma isenta do tapa dado, e certamente encontra com facilidade.
Mover-se pela mágoa é caminho torto, que conduz para amargues perpétua, e adoece a memória do que não presta. Perdoar não é esquecer - ai é amnésia, perdoar é ver e lembrar e não provocar sentimento algum. O tempo é algoz dos amargurados pela mágoa, castiga de forma cruel e impiedosa aqueles que ancoram seu pensamente na vingança. ABANDONE a mágoa, foque no bem, não vibre com mal alheio, ao apontar o dedo hoje lembre-se que tem três apontados para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário