sábado, 26 de outubro de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre os grandes protestos populares dos chilenos contra a ditadura empresarial no Chile!

Chovem balas novamente em Santiago e outras cidades do Chile do poder ditatorial contra os chilenos!
Durante a ditadura Pinochet, uma das mais sangrentas da América Latina, foi filmado. "Chove sob Santiago" -cujo enredo principal era a invasão de tanques matando pessoas nas ruas de Santiago, após a morte do presidente Allende e a tomada pelo poder do general-ditador Pinochet.
O filme está se repetindo em Santiago. Tanques e metralhadoras do exército e dos carabineros (policia chilena) estaria atirando uma chuva de balas nos manifestantes que protestam contra o governo neoliberal do Presidente Sebastián Piñera.
Repressão violenta do governo Piñera contra estudantes e a população geral. Protestando contra os aumentos nas tarifas, o alto custo de vida, as privatizações aceleradas, o desmonte do estado nacional e as violações aos direitos dos trabalhadores e da comunidade Mapuche, os saques de recursos naturais (cobre e outros), roubos dos fundos públicos dos aposentados etc. 
São as velhas elites ligadas ao Império Norte-Americano sangrando e ressangrando o povo chileno, por meio de suas principais forças partidárias de Direita ou de Extrema Direita: Evopoli, UDI, RN, DN, DC, PS, PR, PPD e outros forças conservadoras do patronato e do capitalismo selvagem.
Apesar de algumas medidas sociais, querendo dar os aneis para não perder os dedos, o povo não recua. 1 milhão de pessoas ocuparam as ruas de Santiago. É a maior mobilização social dos últimos 30, que já conquistou muitas vitórias.
Forças socialistas e de Esquerda unidas em torno do lema central da canção de Victor Jara:
Povo unido jamais será vencido!
Alguns dados importantes sobre o Chile...
Trata-se de um país estreito nos andes fazendo fronteira (com a Bolívia e o Peru), mas não com o Brasil e banhado pelo pacífico.
Capital Santiago, moeda o peso, Palácio de la Moneda, população de 20 milhões, república presidencialista; e o nome Chile é o mesmo vale onde tudo acaba.
Breve história...
Colonizado em 1520 pelos espanhois, sendo que Pedro de Valdivia fundou a capital e ajudou o processo de colonização até sua independência.
Ditaduras e guerras revolucionárias...
É a dialética das lutas de classes no Chile. Houve a sangrenta ditadura de augusto Pinochet (um verme admirado por Bolsonaro) e as lutas revolucionárias da Frente Patriótica Manuel Rodrigues.
Concertácion...
É a aliança que uniu a Democracia Cristã, dos Frei, com os Socialistas de Lagos e de Bachelet -derrotados por Piñera e outros oligarcas.
Bandeira tricolor do Chile...
É uma cópia grosseira da bandeira do TexasBandeira do Chile.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os fãs de Victor Jara.
É o novo...
Chileno disse que viu no dia em que o general Pinochet ordenou a morte de Allende, assassinado por agentes da CIA e dos Carabineros.
___________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário