A fundação da Academia Novarussense de Letras (ALN), o 1º sodalício literário de Nova Russas, foi pauta literária do meu blog.
Editei e postei duas matérias referentes à solenidade de instalação da ALN, ocorrida na Grêmio Recreativo Novarussense -GRN-, dia 11 de novembro -data máxima da emancipação do nosso município.
Por conta das referidas matérias, nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp, apareceram questionamentos.
Um dos questionamentos se refere à falta de homenagem a Raimundo Aliaduz -um dos grandes intelectuais e um dos vultos literários, além de poliglota -nascido em Cacimba Nova.
Segundo familiares, uma possível homenagem que seria feita por netos e parentes de Raimundo Aliaduz, que seria patrono, no dia da instalação da referida Arcádia das Letras, não foi permitida. Fato negativo causando grande constrangimento aos seus familiares, esperando ser feita a homenagem em outro momento.
- Outro questionamento é quanto à questão da produção literária dos acadêmicos/imortais da ALN. Questionando quantos livros os acadêmicos escreveram. Saber se a obra literária de Chico Rosa ("Cedro e Mogno no Semi-Árido), presidente da Academia, seria a única obra literária dos acadêmicos novarussenses.
Ainda questionam, por ex., se, por ser crateuense, Dr. Júnior Bonfim poderia fazer parte. Acredito que pode. Não há nada nos estatutos e nos rituais da ANL no sentido contrário. Enfim! Dr. Júnior faz parte de várias academias literárias, até mesmo da Academia Fortalezense de Letras -AFL.
Mais: haverá outro momento na ALN para empossar os demais acadêmicos?
Outra coisa: que horas será o chá da Academia?
Chico Rosa já pode começar a responder!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário