sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a questão complicada dos 13 vereadores de Nova Russas após pacto Júnior-Rafael!

Pacto político Rafael Pedrosa-Júnior Mano pegou de surpresa e deixou os 13 vereadores de Nova Russas sem reação alguma!
A maioria absoluta dos 13 vereadores da Câmara esperavam disputa entre os grupos políticos do deputado federal Júnior Mano e do prefeito Rafael Pedrosa, o que seria bem melhor para suas reeleições. Mas veio a surpresa nada agradável do pacto político Júnior-Rafael que unificou os blocos de oposição e de situação na Prefeitura e na Câmara.
Isso foi surpresa geral e deixou os 13 vereadores sem reação, mais ainda na futura eleição da Presidência da Câmara -quando será renovada a atual mesa diretora e escolhido o sucessor do presidente Adalberto Filho -que não é mais unanimidade no novo blocão de poder.
Mesa Diretora e o futuro Presidente da Câmara será decidido por Dr. Rafael e por Júnior Mano. Será eleito quem eles quiserem. Quase nada adianta a rebeldia do Chiquinho Diogo e de alguns outros vereadores. 
Apenas três vereadores estão no páreo: o presidente Adalberto Filho, a ex Socorrinha Holanda e o favorito Hudson Guilherme.
No lado governista, o vereador DenílsonA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área internasempre foi e será um governista bajulador por causa de muitos privilégios e cargos no governo. Denílson não tem coragem para desafiar e prefere ser um parlamentar governista até medula, aceitando tudo que Rafael Quiser.
 As vereadoras Izabel Moura e Rejane Tavares, também com posições e aliados no poder municipal, não querem estabelecer um confronto. Não querem criar um confronto desnecessário na base governista e vão seguir o que o prefeito Rafael determinar para a eleição do Poder Legislativo.
Mesma coisa no bloco legislativo de Júnior Mano. Antonio Carlos, Toinha do Capitão, Pedro Lira, entre outros, votam em bloco e em que Júnior mandar. Devem votar em Hudson Guilherme -caso ele seja mesmo o candidato oficial de governistas e de situacionistas.
Outro aspecto que atrapalha uma possível reação dos edis é uma aberração dentro do Poder Legislativo municipal. O fato do voto ser nominal e aberto. O que configura uma distorção do voto legislativo -que é secreto em todos os parlamentos, até mesmo na Câmara e no Senado do Congresso Nacional.
Pior. Muitos dos atuais vereadores vão rodar na próxima eleição.
Está complicado demais ser vereador em Nova Russas!
_________________________________________


Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário