quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Coluna do Blog Professor Tim sobre o politeísmo e o monoteísmo dos Deus a respeito do dominío da Terra pelos humanos!

Do politeísmo ao monoteísmo: a práxis da teologia fabricando deuses para dominar os animais e tudo que existe no Planeta!
Da fase paleolítica ou neolítica, do Homo Erectus ao Homo Sapiens Sapiens, a Humanidade sempre buscou criar e adorar divindades. 
Criou até a Teologia, ou ciências dos deuses,  para, na sua práxis, fabricar deuses diversos com um objetivo central e determinado como instinto de superioridade:
Dominar animais e tudo que existe no Planeta. Terra!
No próprio panteão politeísta da mitologia dos deuses gregos do OlimpoResultado de imagem para fotos e imagens dos deuses do olimpo, destacando-se, Zeus (chefão dos deuses) e sua esposa Hera, os vários outros desses tinha, cada um, uma função determinada ao domínio.
Poseidon era o Deus dos mares, das tempestades e dos ventos -criado e adorado por essa função. Deméter, com uma função paralela à de Poseidon, era a Deusa da agricultura e das estações do tempo.
Quando, precisou, não apenas dominar mares ou as estações, o Homem, para unificar os povos em torno do direito divino dos reis e do monarquia absoluta, criou o Deus do Monoteísmo -criado pelos Hebreus, logo de terem adorado o Bezerro de Ouro e até Baal, para que que dominassem tudo que existe sobre a Terra.
Gênesis (Antigo Testamento), a respeito do Deus (Todo Poderoso) e Monoteísta, diz,  que ele criou o Céu e a Terra, todos os animais e as plantas, a serem dominados por seus filhos (humanos) criados è a imagem e semelhança -também feitos por Deus.
Foi esse Deus inspirador do Antropocentrismo Cristão, ou seja, uma dádiva da teologia para que os humanos se considerassem racionais e acima das irracionalidades dos animais selvagens -fazendo o que quiserem com eles.
Dando-lhes direito para salvar ou matar animais!
Um direito sagrado dado pelo Deus Cristão!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário