Assassinato de general iraniano aumenta tensão no Oriente Médio contra EUA, viabiliza aliança Irã-Rússia-China, mas nada de 3ª Guerra Mundial!
O brutal assassinato do general da Guarda Revolucionária e o mais popular do Irã, Qassem Soleimani, por um míssel disparado de um drone, dentro do Aeroporto de Bagdá (crime internacional de violação do espaço aéreo), por ordem direta do Presidente Trump, vai criar um clima grave de tensão do Irã e de vários países árabes contra os Estados Unidos.
O corpo destroçado de Soleimani
, que, no Iraque, a serviço do Irã, organizada a milícia do Exército Mahdi (acusado de vários atentados contra os EUA), será o símbolo maior da revolta dos Aitolás do Irã e do povo iraniano contra o Império Norte-Americano -também chamado de Grande Satã.
, que, no Iraque, a serviço do Irã, organizada a milícia do Exército Mahdi (acusado de vários atentados contra os EUA), será o símbolo maior da revolta dos Aitolás do Irã e do povo iraniano contra o Império Norte-Americano -também chamado de Grande Satã.
Aitolá Ali Khamenei, chefe espiritual da teocracia islâmica que governa o Irã desde 1979, chamou à guerra santa contra EUA/Israel e pode ter apoio de potências imperialistas: China, Rússia.
Mas o apoio da China e da Rússia não quer dizer que teremos uma 3ª guerra nuclear e de destruição total. Não! Na verdade, eles querem apenas que o Irã não seja invadido e destruído pelo império ianque -pois precisam do petróleo iraniano.
Mas os Norte-Americanos podem esperar uma reação iraniana.
Cedo ou mais tarde vai acontecer!
Histórico das tensões EUA-Irã...
Vem de longas datas. Em 1953, a CIA (Central Bandidas dos Golpes) derrubou o presidente Mossadegh para colocar em seu lugar o bandidão do Xá Rezha Pahlevi -um entreguista e bajulador do Império Norte-Americano, que roubava o petróleo iraniano e entregava aos Ianques.
Depois, em 1979, com a Revolução Iraniana sob o comando de Khomeini, voltaram as tensões. Houve até a invasão da embaixada dos EUA, em Teerã, comandada por jovens iranianos.
Episódio nunca explicado...
Dizem que a invasão da embaixada dos EUA, logo após a revolução dos Aitolás, teria sido combinada com o Partido Republicano e seu candidato á Presidência: Ronald Reagan, para derrotar o presidente Jimmy Carter.
Parece ter razão. A embaixada foi liberada no dia da posse de Reagan, em 1980.
Explicando a Guarda Revolucionária...
A Guarda Revolucionária tem treinamento e cargos das forças armadas do Irã, mas não pertence diretamente. Organização miltiar paralela ao Exército. Ela está ligada diretamente ao chefe espiritual do Irã: Aitolá Khamenei.
Tem a função de exportar a revolução teocrática iraniana para outros países do Oriente Médio e do mundo árabe. Há quem diga que seja sucessora da Tropa dos Imortais, elite militar criada durante o Império Persa por Ciro, o Grande.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad?
É o novo...
Brasileiro lembrando que, em 1979, esteve em Teerã, durante invasão da Embaixada dos EUA.
_____________________________________________________Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário