terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Editorial do Blog Professor Tim sobre matéria do Fantástico apontando nossas Polícias Militares como as que mais matam no Planeta!

Editorial: Matéria do Fantástico apontou as Polícias Militares no Brasil como campeãs de execuções no Planeta!
Segundo matéria da repórter Sônia Bridi, exibida no Fantástico (domingo passado), a cada 84 minutos uma pessoa é assassinada pelas Polícias Militares no Brasil. Um número assustador e que coloca as PM no Brasil como campeãs de mortes no Brasil.
Muitas vezes, diferente da versão policial-militar de que a maioria das vítimas são criminosas ou traficantes, muitas são apenas inocentes. Caso da menina Ágatha, de apenas 9 aninhos, brutalmente assassinada pelas costas por um tiro de fuzil disparado por um Policial Militar -PM.
Na maioria dos homicídios dolosos, como provou a matéria do Fantástico, não passam de execuções sumárias por parte PM's contra civis indefesos -especialmente negros e pobres das favelas.
Isso deriva de uma extrema impunidade que atinge a corporação e os PM. Mesmo que matem, eles podem alegar um suposto confronto no exercício policial e registrar isso nos Autos de Resistência Seguidos de Morte -um monstrengo jurídico da época do Médici, usado para deixar na impunidade criminosos fardados.
Nos últimos anos tem, surgido grupos de elite acusados de execuções extrajudicias. Podemos citar o BOPEResultado de imagem para fotos e imagens do bope, a ROTA, O Cotar, Batalhão de Divisas e outros.
Isso leva a que movimentos de cidadania e até mesmo membros do Ministério Público venham pedir publicamente a  desmilitarização das PM. Ou seja: mudar o treinamento de guerra dos policias militares para ações de inteligência e de solidariedade com as comunidades.
Outro nome disso seria a Polícia Militar Cidadã.
Fato que reduziria muito as mortes de civis por Pm's!
_________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário