sexta-feira, 29 de maio de 2020

Artigo do Blog Professor Tim sobre perfis e características dos prefeitos da região!

Afirmando politicamente sobre perfis e características e como se fazem prefeitos na região!
É a 1º vez que trato do assunto. No sentido de afirmar politicamente como se fazem e se elegem os prefeitos de nossa região.
Cada município de nossa região (Nova Russas, Ipueiras, Ipu, Crateús Tamboril, Ararendá, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Catunda, Pires, Ferreira, Independência, Sobral, entre outros).
Por onde começar?
Por Nova Russas! Pois bem. 
Durante 20 anos, os prefeitos de Nova Russas tinham raízes no distrito de Canindezinho (considerado o mais rico e o mais desenvolvido) e com vinculações políticas, sociais e ideológicas no famoso Grupo EMPA: engenheiros agrônomos Chico e Acácio; e a ex prefeita Iranede Rosa -eleita no ano de 1996.
Marcos Alberto, ligado ao setor empresaria, derrotou os agrônomos do Grupo EMPA, vencendo a eleição em 2008, depois sucedido pelo também empresário Paulo Evangelista. Retorno do Grupo EMPA se deu com a eleição do médico Rafael, filho de Washington Pedrosa -que sempre foi próximo e aliado político de Chico Rosa e de Acácio.
O futuro da eleição em Nova Russas será decidida entre os grupos políticos de Júnior Man contra o grupo político do eterno deputado Vanderley Pedrosa (PT)A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Bruno Pedrosa e Vanderley Pedrosa, pessoas em pé e terno -formado por ele, pelo filho (deputado Bruno) e outras personalidades políticas.
Ararendá, ex distrito de Nova Russas, sempre foi dominado por políticos agropecuaristas: caso de Vicente Mourão, 1º prefeito. Depois sucedido pelo contador Aristeu Eduardo -que vai indicar seu sucessor para enfrentar as oposições ligadas aos profissionais liberais (advogado Dr. Luiz Freire, médico Vicente Filho), entre outros fortes líderes.
Ipaporanga é um caso parecido. Teve um engenheiro (profissional liberal) Dr. Nilson, que depois indicou um contador de confiança (Toinho Contábil), que devolveu a Prefeitura e Nilson elegeu alguns prefeitos. 
Toinho Contábil retornou ao poder querendo, talvez, indicar um contador (Amaro) como possível pré-candidato a prefeito daquele município.
Em cima da Serra, Poranga, sempre elegeu e fez prefeitos da Família Pinho (Aloísio, Abdoral, Paulo), até a vitória do prefeito afastado (Cárlisson), que não é Pinho, mas opoiado por um prefeito dos Pinho: Aderson. 
Depois da saída de Cárlisson, entrou na Prefeitura o empresário Carlos Antonio -que não é Pinho e vem das classes populares, devendo concorrer contra Erineuda -pré-candidata do MDB a prefeita.
Uma pausa em Crateús. Lá é assim. Há uma disputa entre médicos contra empresários ligados ao eterno deputado Antonio dos Santos. Com exceção de Zé Almir, foram prefeitos os médicos Paulo Nazareno, Nenzé, Carlos Felipe. O prefeito agora é o empresário Marcelo Machado -adversário do médico/deputado Carlos Felipe e de outros médicos. Marcelo é aliado do eterno deputado Antonio dos Santos.
E Tamboril? Simples! Até a vitória de Jeová, em 2004, maioria dos prefeitos eram da Família Timbó: Chico Timbó foi quatro vezes prefeito. E o próprio Jeová foi aliado dos Timbó, bem como o atual prefeito Pedro Calisto. Pode haver uma disputa entre os Timbó, com Dra. Carol, contra os Mota -cujo pré-candidato a prefeito, PDT, é Marcelo Mota.
No Ipu, sempre houve uma disputa parecida de grupos familiares e políticos. Alguns grupos políticos atuais são descendentes da disputa entre os grupos políticos dos Morais contra os Rocha Aguiar. Prefeito Sérgio Rufino foi reeleito quer indicar o sobrinho como pré-candidata e vai enfrentar as oposições de tradicionais grupos políticos ipuenses.
Em Independência, a disputa é entre os Coutinho do ramo agropecuário (Valdir versus Valterlin). Em Novo Oriente, entre os Coelho: sendo que Nenem Coelho é favorito novamente.
Em Ipueiras, o atual prefeito Nenem do Cazuza e Titico, ex prefeito, oriundos do setor comercial, eram aliados e romperam. O filho de Titico, Júnior, é pré-candidato a prefeito na futura coligação do MDB com o PT. Será mais uma disputa entre os ex aliados que há 16 anos ou mais são hegemônicos na tradicional política ipueirense.
Sobral continua a rivalidade dos FG contra os Prado e outros grupos. Ivo deve ser reeleito.
E Guaraciaba será a disputa do Dr. Egberto contra horticultores.
Assim se fazem e se elegem prefeitos na região!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário