sábado, 30 de maio de 2020

Coluna do Blog Professor Tim sobre os perfis e os modelos jornalísticos de Luís Augusto e do Jornal Seara!

1ª Análise jornalística sobre os modelos e perfis jornalísticos de Luís Augusto e do Jornal Seara!
Na condição de estudioso da comunicação radiofônica e de outros meios de comunicação de massa, e não de "ombudsman", é que faço a 1ª análise jornalística sobre o Jornal Seara (segunda a sexta: meio dia/duas da tarde) -apresentado pela radialista Zilanda Pontes e pelo apresentador âncora/editor chefe:  radialista e comunicador Luís Augusto.
O objetivo já foi dito acima. Estabelecer os vários perfis e os vários modelo jornalísticos no Jornal Seara.
É o que será feito a partir de agora, dizendo seus vários perfis e modelos.
1. Jornalismo Teológico e Escatológico. Modelo jornalístico favorito de Luís Augusto por ele ser um crente fundamentalista convertido ao Senhor e Salvador Jesus, vendo Deus como o Todo Poderoso/Justo Juiz do Juízo Final, soberano no controle da história para punir os pecadores com o fogo do inferno após arrebatamento das almas salvas para o Altar da Glória.
Ele comenta os assuntos seculares e profanos (socialismo, feminismo, homossexualismo etc), a partir de sua visão centrada no monoteísmo e no pensamento único bíblico-cristão.
Até mesmo as palavras que usa no Jornal Seara, são típicas e oriundas Bíblia Sagrada, o livro que ele tira a sabedoria: "flagelo, língua inflamada pelo inferno, anti-cristo, herege, narrativa, êxodo, ímpios, diabo etc. etc. etc.
2. Jornalismo Declaratório. Luís Augusto se limita a reproduzir (acriticamente/sem reflexão), sem questionamento algum, as ideias e pensamento direitistas/conservadores do que ele escuta na overdose noticiosa de notícias e informações de rádios, de meios de comunicação digitais, que, desde cedo, ele passa a escutar para falar no Jornal Seara.
3. Jornalismo Bolsonariano. Mesmo que negue, o Jornal Seara e Luís Augusto não são independentes, isentos e nem imparciais. Ele e o JS são defensores radicais do governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro, defendendo aspectos ideológicos, administrativos, extremistas e inconstitucionais do Presidente Bolsonaro e seu governismo direitista ou de extremista de Direita.
4. Jornalismo Verdade. Ele defende aquilo que, no jargão jornalístico, seria uma forma de jornalismo cínico, hipócrita, sensacionalizando a catarse coletiva. Acredita no princípio bíblico, "Direis a verdade, e a verdade vos libertará", para, assim, se achar o tal da verdade absoluta e incondicional dos fatos acima de tudo.
Há ainda outros perfis e modelos jornalísticos do Jornal Seara e de Luís Augusto.
Mas fica para a próxima análise radiofônica!
______________________________________________________
Assuntos e pautas do Jornal Seara: Crise entre os Poderes da República e CPI das Fake News, resumo da sessão da Câmara de Nova Russas, entrevista com a Presidente da CDL, assuntos diversos etc.
Campeão de audiência...
Continua sendo o Jornal Seara nos piores grotões rurais da região: Guariba de Baixa, Vagalume, Assentamento Bacupari, Sítio Brejinho, Cabelo do Nego etc.
Impublicáveis...
Insultos verbais entre os vereadores Antonio Carlos e Pedro, na última sessão virtual, divulgados no Jornal Seara.
Muito bom...
O Conselho Cristão Pró-Vida de Roberto Lira, sempre às sextas feiras: "não beba, não corra, não mate, não morra".
Radical verbal contra Ciro...
Luís Augusto sempre fazendo um radicalismo verbal contra Ciro Gomes. Chamou Ciro de oportunista, de débil mental e de lingua suja inflamada pelo inferno.
Erro gramatical...
De Luís Souza: "eu truxe a informação". O correto, é: "trouxe".
Túnel do tempo...
Só lembrando...
Por que o Luís Augusto não critica o governo Rafael Pedrosa?
Que fim levaram a maioria absoluta dos ouvintes do Jornal Seara?
É o novo...
Ouvinte lembrando que, desde 1990, é ouvinte de Luís Augusto.
_____________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário