sábado, 27 de junho de 2020

Artigo do Blog Professor Tim sobre Tratado Psicológico de Psicologia!

Tratado Psicológico afirmando que a Psicologia deve debater e dialogar com outros conhecimentos e abandonar certas crenças dogmáticas!
Cada qual no seu cada qual. Serve como ditado popular a criticar uma certa ditadura dogmática de crenças e reducionismos esquemáticos/categorias estanques na Psicologia., posto aqui o 1º Tratado de Psicologia Geral aplicada para pacientes ou não do profissionais da Psicologiacover photo, Nenhuma descrição de foto disponível..
Ciência humana das mais importantes, e presente no mundo acadêmico das faculdades e das universidades, a Psicologia peca em se especializar em diversas correntes. Cada uma formando uma bolha psicológica autista.
Nos estudos e aplicações das de personalidades, das mutações psicológicas, da gênese dos dramas, dos conflitos interpessoais, entre outros fatores, a Psicologia tem vários ramos e especialidades:
Psicologia Analítica, Psicologia Criminal (Psicologia Forense na elucidação e dos tipos criminosos psicológicos); Psicologia Transpessoal (entre várias personalidades); Psicologia da Gestalt (forma e o todo do sujeito), Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, Psicologia Sindical, Psicologia de Massas, Psicopedagogia, Psicofarmacologia, Psicologia Cognitiva, Psicoterapia e outros ramos especializados.
Isso não é bom para o "latu sensu" e o macro da aplicação psicológica.
Falta o diálogo e a interação trans/interdisciplinar com outros conhecimentos (teóricos/empíricos). Ao se analisar uma pessoa que come como barro como um distúrbio, muitas vezes, não é. Pode ser uma carência de algum mineral da Terra no organismo.
Quer outro exemplo. Um jovem que passa sorridente e depois passa no mesmo local transtornado, porque levou um fora da namorada, não pode ser considerado transtorno bipolar.
A questão do suicídio tem a ver também com a morte da razão existencial das pessoas. Pessoas que amam uma determinada ideologia, uma determinada pessoa, um cantor de sucesso, cometem suicídios, assim, quando morrem seus ídolos.
Faltam aos profissionais de Psicologia, em muitos casos, aplicar teorias da Psicanálise, no Divã, porque o inconsciente, segundo Lacan, é estruturado como linguagem.
Ou seja: deixar o paciente falar, desabafar, soltar o que está preso, pois, disso tudo, derivam as neuroses e as depressões existenciais.
Ter o cuidado ainda de não ferir, quando do atendimento clínico, não ferir valores, princípios, formas de ver o mundo, entre outros aspectos.
Para isso: precisa-se de muito conhecimento sobre o analisando psicológico.
Profissional da Psicologia que nunca esteve na arquibancada de um estádio de futebol lotado, que nunca esteve num grande comício, numa passeata gigante e outros e outros movimentos sociais e coletivos, não pode saber nunca da Psicologia Social de Massas.
E tem psicológicos que não sabem nem resolver seus complexos. Se alguém lhe chamar de apelido, não se zangue. Apenas aceita a condição de bom grado. Zangar-se é pior.
[?!#....]
Sabes o que é isso?
A formação acadêmica muito focada apenas em teorias fixas e estanques. Longe da formação plural, pragmática e dinâmica dos profissionais.
Ficam apenas no Psicologismo especializado.
Deixando de entender o vasto mundo da Psicologia.
Espero que leiam o presente Tratado de Psicologia.
Saudações Psicológica a todos

__________________________________________
Autor do Tratado de Psicologia: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. Psicologia não é ciência. Qualquer pessoa pratica psicologia ao seu modo. Não existe comprovação científica de nada. Só enrolação!
    Pai de santo, ciganos, rezador, macumbeiro, leitor de mão, pastor, espírita, padre, feiticeiro, etc., e psicólogo, que usurpou o ganha pão dos "psicólogos dos povo".

    ResponderExcluir