segunda-feira, 27 de julho de 2020

Artigo do Blog Professor Tim sobre o Mito da Arca de Noé!

Um revisionismo sobre o mais universal dos mitos bíblicos: Dilúvio de Noé!
Digamos, assim, um relativismo mitológico sobre o Dilúvio de Noé em Deus o pede que construa uma arca colocando um casal de cada animal, para escapar da grande inundação. Temporal chuvoso de destruição da Terra por um grande dilúvio: 40 dias e 40 noites chovendo, depois se solta uma pomba
  1. Mito de NoéArca de Noé - Imagem clássica, na verdade, apenas no Antigo Testamento, porque nas narrativas babilônicas escrita em tabletes de argila do alfabeto cuneiforme, o outro nome de nome é Atharasis: na verdade, sim, um título para grande sábio.
E o Deus, na verdade, tem outros nomes. Enlil, o Deus que ordenou o Dilúvio, e Enki - o outro Deus que avisou a Atrahasis sobre o dilúvio e construir a arca.
Narrativas típicas da busca do Homem pela salvação e vida eterna, cuja personificação maior é Gilgamesh -que buscou e não encontrou a receita divina da vida eterna.
O certo é que o mito do dilúvio de Noé ganhou outra narrativas e interpretações, sendo reinventadas e ressignificadas. A mitologia grega, por ex., criou Deucalião - filho de Prometeu, que fabricou um barco para se salvar de um dilúvio. Enquanto o mesmo mito no Hinduísmo quando o Deus Vishnu encarna na forma de um peixe para avisar aos humanos que um dilúvio estava por vir.
Mas eis que a mitologia do dilúvio das águas estaria acabando.
Falam que o futuro dilúvio será do fogo queimando tudo.
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário