domingo, 26 de julho de 2020

Editorial celebrando os 51 anos do STR/Straaf de Nova Russas em memória do sindicalista Franciné e de outros heróis.

Editorial: 50 anos de lutas e de conquistas do STR de Nova Russas!
Foi no dia 26 de julho de 1969. Há 51 anos nascida o maior e o melhor Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Nova Russas (STR) -hoje Straaf, que compreende os agricultores e agriculturas familiares. 
Foi por meio de duas lideranças sociais e de heróis populares e consagrados  como Francisco Franciné da CostaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e Joaquim Costa (Joaquim Durico)e outros tantos líderes sindicais, que, em plena ditadura militar, que surgiu o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais para organizar os camponeses no campo e lutar pelos direitos dos camponeses.
Com apoio de Dom Fragoso e de outros bispos e padres progressistas da Igreja Católica, o STR participou de batalhas importantes e conquistou muitas vitórias. Os vários assentamentos rurais (Pintada, Lagoa do Norte, Morro Agudo) foram frutos das lutas do STTR.
Fundação do PT. Mandatos legislativos de Terezinha Lima e de Jorge Mesquita. Conquista da terra e da água. Formação e fortalecimento do movimento popular e organizado.Milena na Fetraece. Selena Silva e a Ascron.
Tudo fruto do STR/Straaf.
Hoje é presidido por Antonio José, que continua as lutas de organizações dos camponeses.
Viva os 51 anos em memória de Franciné e de outros heróis.
Termino e finalizo dizendo:
Se o STR/Straaf não planta, Nova Russas não janta.
_______________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário