terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Coluna do Blog Professor Tim sobre o modo de fazer jornalismo no Jornal Seara do radialista/jornalista Luís Augusto!

 Autismo jornalístico, monólogo totalitário, linguagens do ódio e a anti-política em Luís Augusto no Jornal Seara!
Considerado um dos mais radicais radialistas do chamado campo conservador e de Direita no Ceará, o radialista Luís Augusto (apresentador âncora do Jornal Seara: segunda a sexta, do meio dia às 14h00), ao mesmo que fundamenta em ouvir e noticiar notícias de um determinado ângulo ideológico, se torna um certo tipo de jornalismo:
O autismo jornalístico. 
Também pela questão de ser um burocrata da notícia, que não anda nas ruas, que não vai aos eventos, que cumpre apenas o ritual burocrático de ir para o estúdio e apresentar seu programa jornalístico diário: Jornal Seara, que deveria se chamar, na verdade, de Jornal dos Evangélicos.
Seu autismo jornalístico se resume a reproduzir fatos noticiosos/informações da chamada pós-verdade de profissionais de midia digital ou jornalistas ligados ao Bolsonarismo -de quem Luís Augusto é um defensor radical: ataques ao ministros do STF, negacionismo contra a vacina e a própria Pandemia, críticas pesadas ao Congresso e aos progressistas etc.
Pior. Somando-se o autismo jornalístico a um monólogo totalitário do pensamento único, típico de uma bolha ideológica de prazer pessoal. Fala, critica, desabafa, mais comenta sem reflexão do que fala independente aos que se opõem ao Bolsonarismo e a agenda do governo federal. Um verdadeiro monólogo de surdo contra a voz das ruas.
Raivoso contra os políticos, sendo que nunca foi candidato a cargo eletivo algum, num militou em movimentos (Direita ou Esquerda), desconhecendo teorias políticas liberais e esquerdistas, com pouca leitura e alienado das reais e concretos problemas da população, Luís só pode ser o que Brecht definiu bem:
O analfabeto político.

Está mais assim para a anti-política de Bolsonaro contra o sistema representativo político, o Congresso, a forma tradicional de fazer política, os partidos e suas organizações internas etc.
Chega ao ponto de defender medidas radicais contra deputados e vereadores.
Faz isso usando uma linguagem de ódio com termos duros contra os adversários do Bolsonarismo: déspotas, tiranos, ditadores, totalitários etc.
Assim tem sido Luís Augusto.
Com seu jornalismo autista e totalitário!
Continuam ataques contra ministros do STF...
Mais precisamente os ministros garantistas e defensores das liberdades democráticas. Não critica. Faz ataques pessoais contra a honra dos ministros: chegou a dizer que o Ministro Alexandre de Moraes tinha advogado do PCC; chamou o ministro Gilmar de beiçola e disse que Lewandowsky só foi nomeado ministro, porque comia arroz com polenta com a Dilma.
Críticas corretas aos imprudentes do trânsito...
Como os caçambeiros que transportam areia e barro em suas caçambas sem lonas e outros, que não acontece nada, entre outros absurdos dentro das cidades onde o trânsito é municipalizado (órgãos de fiscalização fazem vista grossa): caminhão descarregando em local inapropriado, fechar ruas, estacionar em local proibido.
Involução permanente...
Apesar de inteligente e dedicado à profissão, o radialista Luiz Sousa

não evoluiu muito como profissional de comunicador de rádio. Não melhorou muito nas leituras, nos comentários, entre outras práticas jornalísticas do Jornal Seara. Precisa sair da involução para a evolução.

Só lembrando...
Zilanda Pontes, que está mais para cantora gospel do que para jornalista de rádio, está voltando. Dia 4.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Major Evandro, que nunca mais ligou ao Jornal Seara?
É o novo...
Ouvinte lembrando que é fã de Luís Augusto, desde 1990.
____________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário