quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Coluna do Blog Professor Tim sobre a Etiópia e sua rica história!

 Uma viagem virtual cultural na blogosfera sobre a Etiópia da fome e dos conflitos interétnicos!
O nome Etiópia, ou povo etíope, está em Gênesis e na Ilíada pela sua antiguidade de um dos lugares mais fascinantes e antigos da Terra. Uma Nação com muitas riquezas culturais, étnicas, naturaias que os brasileiros pouco conhecem ou pouco visitaram em suas vidas mais eurocêntricas.
Sendo hoje uma nação africana que volta a ter conflitos étnicos e interétnicos com centenas de mortos entre várias etnias: Ohomo, etíopes, Gurage, entre outros, na região do Tigré.
Melhor: República Democrática Federal da Etiópia (que já foi Abissínia) -localizada no Chifre da África, uma das regiões mais miseráveis do Planeta. Sendo que, diferente dos outros países/nações africanas, sempre manteve sua independência até mesmo derrotando a Itália durante a 2ª Grande Guerra.
Razão de sua capital, Adis Abeba, ter sido sede da Organização das Nações Africanas e liderar o Pan-Africanismo contra o colonialismo europeu. Em especial, quando governou Hailé Selassié -um dos fundadores do nacionalista/religioso e libertador Movimento Rastafari, que queria unir todos os negros na Jamaica e na Etiópia.
Outro movimento religioso, mas com matriz católica, foi o Reinado de Preste João -um rei mágico, lendário, que pretendia, não fosse lenda, tornar o país a nova sede da Igreja Católica.
Ainda sobre fatos, e, mais do que isso, antiguidades arqueológicas, trata-se do fóssil Lucy -o mais antigo.
Eis o perfil informativo da Etiópia.
Explicando a bandeira...
Considerada a mais influente bandeira africana. Tem um símbolo/esquadro/disco azul nas cores amarela, vermelha e verde.


Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns rastarianos?
É o novo...
Brasileiro lembrando que, em 1980, visitou a Etiópia.
______________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário