domingo, 21 de fevereiro de 2021

Artigo do Blog Professor Tim sobre erros políticos em Nova Russas do Deputado Federal Júnior Mano e do seu grupo político!

 Tentando corrigir alguns erros e algumas imperfeições no modelo político do deputado Júnior Mano em Nova Russas!
O modelo político do deputado federal Júnior Mano (PL) teve e tem muitos acertos. 
Deputado Júnior se elegeu deputado federal e ainda elegeu a esposa Giordanna Mano prefeita de Nova Russas numa grande aliança de vários partidos e de importantes caciques e lideranças tradicionais.
Mas entre os muitos acertos políticos, há também os políticos, mesmo na campanha eleitoral de Giordanna. Um erro foi privilegiar apenas quem tinha mandatos legislativos (vereadores) e não buscar alianças políticas com lideranças comunitárias e cabos eleitorais consagrados.
Outro erro foi ter filiado Sérgio Brito no PL. O certo era ter deixado o Sérgio no PT para a formação de uma proporcional no partido com Jorge Mesquita, um petista que não sai nunca do partido, e conseguindo o apoio da sigla petista para a coligação majoritária de Giordanna.
Um erro político que terminou no rompimento de Sérgio lá na frente e o apoio de grande parte do PT ao Dr. Pedro.
Outro erro que achei foi não ter conseguido a adesão do Cabo Fontenele. Bastaria ter colocado o compromisso da Secretária de Municipal de Segurança Pública e convidá-lo para assumir o referido cargo.
Os erros políticos continuam no governo da prefeita Giordanna Mano. Os suplentes, com exceção de Izabel Moura, estão com mais prestígio do que os vereadores atuais. Vários deles viraram secretários municipais e conseguiram indicações mais importantes com vereadores de mandato.
Empresário Hélter Oliveira (padrinho político da suplente Socorrinha Oliveira) conseguiu se manter no cargo de Superintendente do SAAE e é mais forte politicamente do que alguns vereadores no exercício do mandato.
O que é um erro político grave. Vereador que tem mandato, é quem tem voto na Câmara para votar as matérias do Executivo (maioria simples ou 2/3), fazer as indicações ou até pedidos de CPI. 
Um dos poucos vereadores com muito prestígio na atual administração é o presidente Sebastião Mano.
É preciso que o vice-prefeito Anderson Pedrosa tenha mais espaços no governo e até ocupar uma secretaria, como ocorre em algumas administrações municipais.
Falta um conselho político na gestão. Faltam articuladores políticos. A gestão acabada do ex prefeito Rafael tinha o Washington como articulador e resolvedor dos problemas.
E o secretariado de Giordanna é mais técnico do que político, afastando da classe política local.
Outra coisa. Os ex-prefeitos não estão ocupando cargo algum na gestão Giordanna.
E, quando vem a Nova Russas, Júnior não procura as lideranças para dialogar e conversar.
Apenas um breve resumo de erros políticos do deputado Júnior Mano e de seu grupo político.
Mas ainda dá muito tempo para corrigir.
Até porque em 2022 ele vai disputar sua reeleição!
____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário