Não teve outro Corregedor-Geral de Justiça no TJCE que deixasse um legado tão importante de Justiça Cidadã e Pedagógica do que o desembargador Teodoro Silva Santos!
Pelo excelente/fantástico trabalho jurídico e jurisdicional como Corregedor-Geral de Justiça, dentro de um legado da Justiça Cidadã/Pedagógica na Corregedoria do TJCE (um dos mais importantes do Brasil), seria importante, em especial quando quem ocupou importante função judiciária foi o talentoso desembargador Teodoro Silva Santos, que valesse também para o mesmo cargo o Princípio da Vitaliciedade previsto aos magistrados/as.
Muitas são as vozes que defendem, dentro e fora do TJCE, que Teodoro, com competência fora do comum, se tornasse Corregedor Geral vitalício daquele Egrégio Tribunal.
Mas o regimento interno do TJCE não permite. Eleição bienal. O novo Corregedor Geral é o desembargador Paulo Aírton Albuquerque Filho, que, segundo a desembargadora-presidente do TJCE (Nailde Nogueira Pinheiro), "fará uma gestão marcada pela excelência por seu histórico intelectual e profissional dentro do Poder Judiciário".Aptidão intelectual que o desembargador Teodoro tem de sobra, pois é doutor em Direito Constitucional, e que usou isso para fiscalizar, orientar e aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais prestados à população.
E fez muito bem Teodoro. Sua gestão na Corregedoria foi um legado de excelentes ações pela Cidadania Pedagógica na Justiça do Ceará.Basta citar e lembrar da Corregedoria Pedagógica, resultando na criação de um Núcleo de Monitoramento para otimizar a prestação jurisdicional no 1º Grau.
E da inserção na certidão de nascimento e a inclusão da observação possível anomalia congênita para uma cidadania plena.
Foi durante a gestão de Teodoro que o Judiciário do Ceará saltou de 14 salas de videoconferência para 68 -resultando numa ação judicial de grande impacto na esfera criminal.
Ações que destacou em seu memorável discurso de despedida.
Finalizando com um obrigado a todos.
Que Deus continue abençoando Teodoro!
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:
Postar um comentário