A defesa do Ceará e dos seus municípios em 1º lugar. Tem sido o princípio legislativo básico da atuação parlamentar do mais jovem e do deputado estadual que mais faz pelo Ceará e pelos cearenses: Bruno Pedrosa, que está determinado e comprometido na luta histórica para que o Piauí não tome a área territorial de municípios cearenses.
Se for preciso ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), se for preciso convocar uma Audiência Pública sobre o assunto, Bruno quer ir até ao fim para que o Ceará conserve seus vários municípios em território cearense. Não admite de forma alguma que Poranga, Crateús, São Benedito, Ibiapina, Tianguá possam perder áreas de seus territórios para o vizinho Piauí.
Resistência de Bruno merece o respeito do povo cearense.
Bruno é Ceará acima de tudo!
Entenda a História do litígio com o Piauí...
Um problema que vem de séculos passados. Já no Século XIX, o município de Amarração (atual Luís Correia), então pertencente ao Ceará, foi trocado pelos então municípios piauienses de Crateús e de Independência -uma benevolência cearense para permitir que o vizinho tivesse saída para o mar.
Já a questão presente dos litígios começa também na mesma época e nos séculos seguintes. Há houve vários acordos feitos e desfeitos, inclusive, em 1909 com anuência de várias autoridades dos dois estados, havendo várias tentativas de acordo, até que o governador do Piauí entrou com um processo no Supremo -requerendo tais terras/territórios cearenses, sendo que foi feita uma perícia do Exército dando razão ao Piauí.
Acredita-se que o Supremo vai deixar do jeito que está.
Até porque são municípios há séculos no Ceará.
Túnel do tempo...
Que fim levou a antiga igreja do Porto de Amarração?
É o novo...
Motoqueiro afirmando que, em 1980, participou do Pioceará.
______________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!



Nenhum comentário:
Postar um comentário