domingo, 28 de março de 2021

1º Mix de Teorias Explicativas sobre as várias razões da violência humana!

 Um mix de teorias explicativas das razões da violência humana!
Cerca de 250 milhões de espermatozoides travam uma guerra, após a relação sexual, para fecundar um único óvulo no útero materno. Talvez, por essa teoria e por esse inconsciente fecundatório na guerra dos espermatozoides, seja possível começar a explicar a questão do ser humano ser tão violento.
Considerado o mais violento de todas as espécies. Mata por prazer e não por necessidade de sobrevivência alimentar. Carregando no genes violento a guerra dentro do útero.
Outra teoria, também ligado à questão biológica, seria uma falha no córtex cerebral -a área das emoções cerebrais.
Associadas, ainda, há diversas outras teorias provando a grande violência humana na Terra contra si próprio e contra os demais animais.
Thomas Hobbes, o filósofo das monarquias absolutistas, temia tanto a violência humana da guerra de todos contra todos, em torno de um clássico da filosofia política ("O Leviatã"), dizendo que era preciso manter a paz estatal contra a violência natural bárbara, na sua mente também violenta, criou uma figura pior ainda do estado absoluto:
O monarca com poderes divinos. Com poderes para matar a quem quisesse.
Inimigo ideológico de Hobbes, mas adepto com ele do estado violento e totalitário, outro filósofo, o alemão Karl Marx estabeleceu que as mudanças só aconteceriam pela guerra revolucionária, pelo banho de sangue e pelas lutas de classes rumo à ditadura do proletariado. Filosofia que gerou milhões de mortos.
Muitas vezes o cérebro, na práxis para mudar a natureza, é usado para fabricar objetos que viram armas violentas e de causando milhões de mortos. Aviões, carros, tanques, armas diversas que matam milhões de pessoas ao redor do Planeta.
Tudo vira arma para matar na cabeça e nas mãos do violento "Homo Sapiens Sapiens".
Até Deus é usado em nome da violência. Os muçulmanos sempre convocam guerra santas em nome de Deus -ou Alá.
"Se vis pacis parabelum".
Se queres paz, prepara-te para a guerra.
Quero encerrar assim!
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário