sábado, 27 de março de 2021

Coluna do Blog Professor Tim sobre o Jornal Seara e o apresentador-âncora Luís Augusto diante do "Lockdown" do Governador Camilo!


 Faltam a Luís Augusto no Jornal Seara o pragmatismo ideológico, a habilidade política e conhecimentos globais para ganhar a opinião pública contra o Governador Camilo na questão do "Lockdown" e dos seus decretos autoritários durante a Pandemia da Covid-19!

São duras e recorrentes nas edições do Jornal Seara (segunda a sexta), às críticas do apresentador-âncora daquele programa jornalístico [Luís Augusto] aos decretos autoritários e aos "Lockdown" do governador Camilo Santana fechando comércios e outros setores da economia cearense, regional e novarussense.
Luís Augusto, que é um dos melhores profissionais de rádio da Zona Norte e tem sido uma voz autoritária contra prefeitos e governadores defensores do isolamento social diante da Pandemia, bate forte no governador Camilo e nos seus decretos de isolamento social, mas não sem efeito de nada. Sem repercussão alguma para Camilo mudar de opinião. Sem a força midiática para um retrocesso na política repressiva contra o comércio por parte do Chefe do Executivo do Estado.
Ou seja: Não consegue ganhar a opinião pública contra Camilo, até porque ele usa os argumentos do aumento dos infectados e dos mortos por Covid-19 para justificar tais medidas autoritárias e até totalitárias.
Caraaaacaaa...apenas esse motivo? Não!
Tem vários outros motivos da fraqueza de Luís e do Jornal Seara (JS) em vencerem o debate com Camilo.
Primeiro de tudo. Luís e o JS são evangélicos com uma baixa audiência numa cidade e numa região de maioria catóilca, mas isso não seria um motivo forte se o Augusto fizesse um programa ao vivo em frente à Igreja Matriz criticando Camilo por ter fechado a Casa da Mãe de Deus.
A forma como ele fala, o tom arrogante/prepotente/autoritário da sua voz [algumas vezes cansada], a linguagem verbal muito pesada, os adjetivos pesados, a fulanização do debate; entre outros; fazem com que seus ouvintes não aceitem seus argumentos contra o governador.
Poderia atrair muitos católicos para sua causa de defesa do comércio contra Camilo.
Mas nunca fará isso: os evangélicos denominam de idolatria o culto sagrado a Nossa Senhora das Graças ou as Marias de Deus.
Segundo ponto. Ele não é um pragmatismo ideológico. Não sabe fazer média ideológica. Sectário. Radical de uma ideia fixa. Ao mesmo tempo que critica Camilo, passa a defender o Presidente Bolsonaro e sua anti-política e até ataca duramente os ouvintes que ousam criticar o Chefe da Nação.
Poderia, assim, ainda no pragmatismo ideológico e político, convocar políticos da região que não são Bolsonaro, mas também não são PT , para participarem do Jornal Seara e criticarem o governador Camilo. Há vários líderes e políticos na região que poderia fazer isso todos os dias.
Eurekkaaaa...Mais um ponto...!
O radialista Luís Augusto é também um ditador, no mesmo estilo Camilo. Transformou o JS num monólogo totalitário, onde só ele pensa e opina. 
Dizendo ser um jornalista dos fatos e não das narrativas. Achando-se dono da verdade. Acreditando que o que fala é a verdade recebida do Todo Poderoso -a quem acredita piamente contra o Estado Ateu.
Quem não concorda com ele, é censurado. 
Vive numa bolha radiofônica autoritária de Direita e de Extrema Direita.
Um narcisismo radiofônico. Falando apenas para ele ouvir.
Tem mais. Poderia colocar no ar lideranças empresariais e estaduais para criticar o fechamento comercial, mas não faz. E defender as medidas sanitárias e a vacinação com mais rigor e mais ênfase, pois se sabe que ele não é um negacionista -como ele mesmo diz sempre.
Outra coisa. Ele é um jornalista burocrata. Raramente vai às ruas. Ele mesmo não faz reportagens, não faz matérias e vive alienado da realidade. Só sabe o que acontece dentro do estúdio do seu programa jornalistíco -que não é isento, imparcial e nem independente de forma alguma.
Ufaaaaaa...outras dificuldades dele diante de Camilo:
Nunca foi político, radialista brigado com a classe política, fundamentalista evangélico, tecnocrata da notícia etc.
Assim não dá para vencer o Governador Camilo.
Pelo menos ter a opinião pública do seu lado!
Ideia fixa contra o STF....
Por meio de críticas radicais e intolerantes ao STF.
A cada edição, aumenta o tom das críticas de Luís Augusto ao STF -a quem chamou de Supremo Tribunal da Fraude/Supremo Tribunal da Vergonha, por conta de algumas medidas constitucionais e decisões da Corte -como a do ministro Fachin, que anulou as condenações de Lula pelo ex-juiz Sérgio Moro.
E radicaliza nos insultos pessoais. Chegou a chamar o ministro Alexandre de Morais de cabeça de ovo.
Não está certo de forma alguma.
Pode, e tem o direito de criticar o Supremo, mas erra quanto à forma.
Pega pesado com o Lula...
Só chama o ex-presidente Lula, que tem seus defeitos políticos-ideológicos, mas tem suas virtudes, de "ex-presidiário/cachaceiro de 9 dedos".
Idem com a Esquerda...
O menor adjetivo dele. É chamar a Esquerda de bandida e outros desaforos.
Por favor, Deus, poupe...
Explicando...
O que é "Midia Mainstrean" para o Luís Augusto e os ouvintes. São Grandes grupos empresariais de midia (Globo, Estadão), que sejam uma lógica pautada, uma hegemonia, uma visão unilateral de dominação.
Deus!, meu Deus!, poupe...
...Meus ouvidos. De ouvir os "comentários políticos" do Cícero Maia.
Só lembrando...
Palavreado do Luís Augusto é o mesmo: Narrativas, lacração infame etc.
Termos que ele escuta do Copolla, da Jovem Pan e outras midias bolsonaristas.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Major Evandro, que nunca mais participou do Jornal Seara?
É o novo...
Ouvinte dizendo que, há mais de 30 anos, é ouvinte e fã de Luís Augusto com apresentador de programas jornalísticos.
______________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário