quarta-feira, 30 de junho de 2021

Projeção dos possíveis 22 deputados federais eleitos em 2022!


Fazendo uma projeção por vários critérios sobre os possíveis 22 Federais eleitos no Ceará em 2022!
A eleição para a renovação da atual bancada de 22 deputados federais no Ceará, será no próximo ano: 2022. Faço aqui a 1ª projeção projetando possíveis e quem podem ser os futuros 22 deputados federais/as, a serem eleitos para a futura Legislatura na Câmara dos Deputados.
Um dos critérios que adoto é sempre a eleição de fenômenos eleitorais. 
Dayany do Capitão (Republicanos), que é esposa do deputado federal e pré-candidato ao Governo do Ceará Capitão Wagner, tem todas as condições de ser a deputada federal com maior votação nas urnas -superando todos os candidatos/as.
Lembrando que o Pastor Ronaldo Martins também será eleito ajudado também pela grande votação dela. Caso Fernanda Pessoa e Danilo Forte se filiem ao 10, também serão eleitos.
Candidata de Camilo, e aqui no critério de ser a candidata da máquina estadual, a secretária particular dele, Janaína Farias, terá uma votação muito boa. Podendo ser a mais votada no Partido dos Trabalhadores, graças ao cabo eleitoral Camilo.
Luizianne Lins, pelo critério de que sempre um ex-prefeito/a de Fortaleza teve vaga na Câmara Federal (casos de Lúcio, de Ciro, de Cambraia, de Maria Luíza), será eleita novamente para mais um mandato. 
E o Guimarães, pela força na máquina petista, é outra vaga certa.
Uma possível 4ª vaga seria disputada entre Zé Aírton, Ilário, Odorico e outros.
A bancada pedetista e dos FG pode eleger até 6 deputados federais. Os nomes mais cotados: Mauro Filho (economista oficial), Leônidas Cristino (candidato da República de Sobral), Elpídio Nogueira (irmão do prefeito Sarto), André Figueiredo (nacionalista histórico de Esquerda), Bismarck Maia.
E uma possível 6ª vaga disputada entre Idilvan Alencar (força da educação), entre outros.
Se Eunício Oliveira for mesmo candidato a deputado federal, o MDB faz 2 com a reeleição de Moses Rodrigues.
Certeza absoluta a reeleição de Domingos Neto com grande votação, podendo até eleger a segunda vaga: a ser disputada pelo jovem Lindbergh Martins Filho (uma revelação política), Vanderley etc.
Segundo critério de bandeiras moralistas da classe média, e da devoção bolsonarista de muitos setores, o nome de André Fernandes tem tudo para ser eleito no Patriota.
Fazendo o quociente eleitoral, o PL reelege Júnior Mano.
E o AJ, caso viabilize uma chapa proporcional forte no PP, se reelege. O contrário, tem que procurar uma sigla da base do Presidente Bolsonaro: PTB, entre outros, onde também se elege.
Lembrando: apenas uma projeção inicial!
________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário