quarta-feira, 28 de julho de 2021

Comentando sobre recente pesquisa presidencial e o 1º Aulão para Ciro Gomes!

Comentando recente pesquisa presidencial e o Aulão a Ciro Gomes!
Está sendo divulgada na midia/internet a mais recente pesquisa presidencial. Com 13 nomes, o presidenciável do PT [Lula] 33,8%, Bolsonaro 25,2% e o Ciro, eterno candidato a presidente do PDT, aparece com apenas 6,6% em terceiro lugar na tentativa de ser uma 3ª Via na disputa pelo Palácio do Planalto.
Antes de entrar no aulão de Ciro, sobre a pesquisa, é preciso dizer. Ainda não define nada. Está muito longe ainda eleição. Muitos fatos vão surgir. É possível uma disputa Lula versus Bolsonaro no 2º turno (maior sonho político dos petistas), mas é preciso dizer que pode um candidato da 3ª Via (Ciro, Pacheco ou qualquer outro) ir para o 2º turno.
Lembrando, ainda, que, dos 13 nomes da Pesquisa, maioria não tem chance alguma na eleição de presidente em 2022, nem no 1º e nem no 2º turno: João Dória, Eduardo Leite, Guilherme Boulos, Simone Tebet, Tasso Jereissati, o Fernando Haddad, o Flávio Dino, o Tasso Jereissati.
Quanto ao Ciro, só tem chances de ser uma 3ª Via no 2 Turno, se mudar radicalmente sua forma de fazer. Tem que continuar defendendo o nacional-desenvolvimentismo do Brizola, mas não pode fechar totalmente a economia brasileira para investimentos produtivos de empresas de outros países.
Ele tem que abandonar a defesa de certas bandeiras sectárias da Esquerda Identitária vinculada ao PT, ao PSOL, ao PSTU. Não pode abandonar alguns princípios básicos do feminismo e de outras correntes identitárias da Esquerda de Gênero, mas comprar brigas com os conservadores.
Defende-se que ele assuma algumas bandeiras cristãs conservadoras (condenação ao aborto, defesa da família nuclear, projetos que incentivem a leitura bíblica nas escolas, ), que hoje estão assumidas e defendidas pelo Presidente Bolsonaro e sua extrema-direita militar. 
Outra coisa. Tem que parar de esculhambar as pessoas. Deixar de insultar e falar palavrões contra o Bolsonaro e o Lula. Deve fazer um debate de alto nível. Em torno de ideias. Trazer temas de grande relevância para o cenário do debate político e da grandeza da dinâmica política.
Tem mais . Não pode ter o Mauro Filho como principal guru econômico. Tem que articular economistas e pensadores do Sudeste e até dos Estados Unidos. Até pelo fato de ser candidato a presidente e não a governador do Ceará. Isso dá mais credibilidade ao mercado nacional e internacional.
E os apoios nacionais e internacionais. Deve buscar o apoio do Obama, do Biden, do Macron, entre outros líderes dos Estados Unidos e da Europa. Não será eleito, apenas com o apoio do Carlos Lupi.
Ciro, favor, atenção no Aulão!
______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário