sábado, 31 de julho de 2021

Explicando a todos o que o Liberalismo e as várias teorias liberais!

 Terminei de ler um livro sobre o Liberalismo: explico melhor o que é!
Trata-se de um livreto, pequeno livro [de bolso]. Faz parte da Coleção: O Que é o Liberalismo.
Vou explicar, a partir da leitura, o que seja os vários sentidos do Liberalismo.
Podemos dizer que a curiosidade, a tentativa e a transmissão de conhecimentos sejam características nascentes do Liberalismo, entendido como corrente de pensamento a partir de uma natureza humana/diversidade entre pensamentos do liberalismo clássico: liberdade de expressão e de pensamento, garantia dos direitos individuais.
Como escola do pensamento político, segundo Locke, Deus idealizou o governo liberal para garantir os principais liberais fundamentais na sociedade civil tolerante: direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à propriedade privada limitada a um Estado garantidor dos direitos civis e humanos.
Em seu livro Estado sobre a natureza e causas das riquezas das nações, mais conhecido como Riqueza das Nações, Adam Smith afirmou que a decisão liberal de dividir e especializar o trabalho produtivo nas empresas, aumentou muito a produção e a riqueza dentro do liberalismo econômico.
Já o economista Carl Menger, da escola liberal austríaca, entre a distinção do conceito de bem e de valor, dizendo que os grandes frutos da economia liberal atende a todos, como também afirmou Mises, dentro da liberdade de mercado e da escala abundante de produção, ocorre mais no produtivismo do liberalismo.
Enquanto para Hayek, autor de Caminho da Servidão e ideólogo do Neoliberalismo, o Estado tem que ser mínimo para privatizar, desregular, pois o dinheiro e o lucro são fundamentais para desenvolver a Humanidade, pois só a livre concorrência torna possível aos consumidores produtos melhores e mais baratos.
Agora entendeu: O Que é o Liberalismo???
Tudo isso que acabei de explicar!
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário