terça-feira, 29 de março de 2022

Sugestão aos prefeitos e prefeitas uma reforma administrativa de adequação a nível estadual e federal!

    Sugiro aos prefeitos e prefeitas da região façam adequação em suas secretarias e no ordenamento administrativo em relação ao Governo do Ceará e União!
Conheço pessoalmente quase todos os prefeitos e prefeitas de nossa região: Giordanna Mano (Nova Russas), Priscila Figueiredo (Quiterianópolis); Marcelo Machado (Crateús), Marcelo Mota (Tamboril), Valdy Coutinho (Independência) e o Nenem, de Novo Oriente, Patrícia do Tauá; Amaro Pereira (Ipaporanga), Alexandre Félix (Ararendá), Júnior do Titico (Ipueiras); Ravenna (Catunda), Braguinha (Santa Quitéria); entre outros.
A sugestão que faço a eles é que façam um rearranjo em suas secretarias e no ordenamento administrativo/máquina administrativa dos seus municípios, adequando-os ao mesmo ordenamento do Governo do Ceará e até do Governo Federal, por meio de Mensagem a ser enviada às Câmaras Municipais.
Um exemplo de readequação. Criar em cada município a Secretaria de Agricultura, de Desenvolvimento Agrário e de Recursos Hídricos, para se igualar a nível estadual. Poderia se criar a Secretaria de Relações Institucionais (e o Secretário) poderia ter relações institucionais tanto com o Governo Estadual quanto com o Governo Federal: uma espécie de embaixador municipal.
A Secretaria de Planejamento poderia virar Seplag: ou Secretaria de Planejamento e Gestão. 
Em vez de Chefia de Gabinete, poderia ser Casa Civil do Prefeito/a.
Bem como a Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania e Justiça.
E as prefeitas, vai também uma boa sugestão:
Secretaria das Mulheres, Família e Direitos Humanos, como existe a nível federal.
Ficam aqui as minhas sugestões de reforma administrativa ampla e de adequação.
A palavra está com os nobres prefeitos e prefeitas!
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário