segunda-feira, 30 de maio de 2022

1ª análise ampla e complexa sobre as eleições dos 13 vereadores de Nova Russas!

 Análise ampla e complexa sobre a origem e como são eleitos os 13 vereadores de Nova Russas!
Estou publicando de forma inédita uma análise ampla e complexa sobre a origem parlamentar e como são eleitos os 13 nobres/edis parlamentares do Poder Legislativo. Explicar de maneira didática e bem fácil como se forma o colegiado e a representação dos 13 parlamentares novarussenses.
Cada vaga de vereador tem uma história e um simbolismo particular.
A eleição do Presidente da Câmara, Sebastião Mano, representa a própria vaga dele (eleito em 1982) e do pai dele, saudoso Justino Ferreira Mano: um dos grandes homens públicos da história política e parlamentar de Nova Russas e de Ipaporanga, que foi distrito do nosso município.
O Decano Luís Denilse Peres Martins, o Denílson, apresenta uma série de simbolismo na sua trajetória legislativa de sucesso em 8 mandatos eleitos pelo voto popular e democrático. Sucede na Câmara o saudoso e vereador de caráter e de moral, Totonho Careca (5 mandatos) e também seu tio, Luís Góes.
Outro simbolismo. Vereador que tem colégio distrital eleitoral. Parte sempre com vantagem sobre os adversários. Vereador mais votado sempre em Major Simplício e também em Cacimba Nova. 
Tem mais. Muitos eleitores fidelizam o voto em Denílson, pois entenderem que ele sempre ganha eleição, e o eleitor costuma votar em quem vai ganhar. Há casos de familias que votam nele desde a 1ª eleição, em 1992.
A eleição de Cibelle é parecida. Simboliza o distrito de Irapuá, obteve expressiva votação. E a tradição importante dos Tavares na Câmara: Liliu, Maria Edite, Erivaldo, Zé Tavares, Rejane.
Outra liderança distrital de grande expressão é Raimundinho Coruja, uma sumidade legislativa e um vereador que honra Nova Betânia. Ele sucede na Câmara seu avô, José Ferreira Sérgio, e a tradição parlamentar do Mocó.
O dinâmico Vereador Teixeira segue algumas tradições. A tradição de representar o distrito de São Pedro, que sempre teve um vereador na Câmara; e a tradição do saudoso vereador Malaquias Cesário, seu avô.
Vanda Calaça também é uma liderança distrital, também Nova Betânia.
Antonio Carlos Araújo Martins dá continuidade à grande tradição política liderada pelos saudoso Raimundo Paiva Sobrinho, um dos maiores vereadores da história e avô de sua esposa; e também do seu sogro, Mozart; e os votos da região tradicional deles: Ilha dos Paiva, Residência, Canindezinho, Campos e adjacências.
Intelectual/professor consagrado e o melhor presidente da Câmara: Adalberto Filho, é o símbolo político das famílias Evangelista e Tavares; sucede seu avô Ademar Evangelista e seu irmão, Francisco Tavares.
Coca é o Rosismo com face oposicionista. Ele é irmão do ex-prefeito Chico Rosa.
Socorrinha Holanda é a vaga do Washington e dos Pedrosa no parlamento.
Keyla sucede Chiquinho Diogo, Lucimar e a família Sena (Antonio Sena/José Sena).
E o Fonsim sucede a Moisés Tavares, Zé Maria na Câmara.
Professor Luizinho é a vaga eterna do Alto na Câmara: Chico Preto, Capita.
Assim é a origem e o DNA dos 13 vereadores.
______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário