terça-feira, 28 de junho de 2022

Sobre a força política de Ciro Gomes para impor Roberto Cláudio candidato do PDT ao Governo do Ceará!

 Traduzindo para os leigos em Política os pensamentos e as estratégias de Ciro Gomes para impor Roberto Cláudio como candidato a Governador pelo PDT!
Por ser candidato do PDT à Presidência da República e sucessor de Brizola, é natural que Ciro Gomes vai impor quem são os candidatos pedetistas nos estados. Mas ainda no Ceará, estado em que ele, seu irmão Senador Cid e sua família [os Ferreira Gomes, FG] dominam politicamente há décadas.
Sentido de que Ciro tenha convidado reuniões com os quatro pré-candidatos do PDT ao Governo do Ceará (Roberto Cláudio, Governadora Izolda, Mauro Filho, Evandro Leitão) para que seja definido brevemente que será o candidato do partido ao Palácio da Abolição contra o Capitão Wagner.
Que se sabe que o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (vulgo RC), é o candidato preferido de Ciro, é notório! Mas é preciso traduzir os pensamentos e as estratégias de Ciro em querer impor RC como candidato governista no PDT contra os demais pré-candidatos e até o PT e outros partidos da base.
Ele imagina que se repete o fenômeno dele mesmo. Elegeu-se prefeito de Fortaleza e depois governador do Ceará com apoio de Tasso, em 1990. Entendendo que a dimensão eleitoral de Fortaleza e da sua região metropolitana possa ser fundamental na eleição de Cláudio ao governo.
Exatamente pela questão do adversário, Capitão Wagner, ter disputado e perdido a eleição de Fortaleza para Roberto. Ou seja: Fortalenização da disputa estadual.
Eleição disputadíssima em Fortaleza e na região metropolitana, sendo que por conta das dezenas de prefeitos dos partidos da base (PDT, PSD, PSB, PP) no interior, venceria a eleição.
Há, porém, a mística, com exceção de Ciro, prefeito algum de Fortaleza venceu a eleição estadual.
Alguns terminaram suas carreiras políticas como deputados federais, Juraci, nem isso.
Outra coisa. Roberto segue a cartilha ortodoxa dos FG. Faz o que eles querem.
Imposta a candidatura dele poderia haver rompimento do MDB e do PT, formando uma possível chapa com Eunício e apoiada por Lula. Caso não ir para o segundo turno, Eunício poderia apoiar o candidato do União Brasil.
Se Ciro comandar mesmo a escolha do candidato do PDT.
Será mesmo Roberto Cláudio.
Com toda certeza.
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário