segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Dos Artigos de Opinião sobre os 100 anos de Nova Russas, pode-se dizer que o artigo de opinião do intelectual/jurista/advogado Dr. Jesus da Costa, publicando no consagrado Jornal o Estado, é o melhor e o mais substantivo.

 


Nova Russas completa 100 anos

 

Um século de história política é fato natural a ser comemorado. Terra de gente boa, hospitaleira e com mente empreendedora pouco visto, assim é Nova Russas. A capital do Crochê, artesanato que dá sobrenome a cidade, é peculiar em todos os cantos de Nova Russas, uma cultura que gera renda a muitas famílias do município, e carrega o nome de Nova Russas por todo o Brasil. Batizada pelo padre Russano Joaquim Ferreira de Castro, que saudosamente ao ver o torrão da Fazenda Curtume teve sua memória carregada para sua terra natal, Russas, situada no outro extremo do Estado, desta feita, Nova Russas já nasce com o compromisso de ser grande.


Em 100 anos, Nova Russas escreve rica história política, com contos e causas que compõe a literatura política do Estado. A jovem senhora centenária, não aparenta a idade que tem, está no auge do desenvolvimento, com feitos estruturais por todos os cantos do município, com filhos ilustres de reconhecimento, uma política vivíssima e democraticamente disputada, o que oportuniza o povo no poder sempre. Culturalmente, Nova Russas já tem uma Academia de Letras, uma agenda cultural ativa, nossos festejos de agosto nostálgicos, prédios públicos conservados e bem cuidados.

Estruturalmente, a cidade está bem cuidada, incentivos públicos estruturantes, distritos com acessibilidades, praças bem cuidadas, hospital ampliado, ruas limpas e bem reparadas, escolas reformadas, postos de saúde zelados, enfim, Nova Russa chega a um século bem, respirando progresso, avistando um futuro progressista, e sabendo que os desertos atravessados nesse século foram importantes para criarmos imunidades, servir de retrovisor da história e evitar abalroamentos repetidos. Nova Russas tem história, tem hino, tem brasão, tem bandeira e tem uma gente bairrista, que gosta e quer ver o bem do seu torrão, e é por esses que chegamos a esse centenário fortes e otimistas com o futuro.

Nova Russas é carregada dentro de cada filho, por onde se vá. E, acreditem, tem Novarussenses de Roraima ao Rio Grande do Sul, do Acre a Natal, em todos os rincões do país lá está um filho teu. Ali às margens do Curtume, está fincado meu coração, minhas saudades, minhas raízes… Nova Russas, como é bom saber coisas boas tuas, como é bom te ver bem cuidada e evoluindo… Crescer e desenvolver é um desafio constante, e acima de tudo uma responsabilidade dos teus filhos, sejam naturais ou afetivos. É preciso sempre pensar e agir para o bem e o constante crescimento de Nova Russas, pois ali mora nossas raizes, e dela precisamos revisitar, revigorar para enfrentar o futuro. Parabéns Nova Russas!

JESUS DA COSTA
ADMINISTRADOR
DE EMPRESAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário