sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Fazendo a 1ª análise dos primeiros nomes do secretariado de Elmano!

 Faço a 1ª análise política dos primeiros secretários do futuro Governo Elmano!
O governo eleito, diplomado e que assume o Palácio da Abolição dia 1º, Elmano de Freitas, divulgou em suas redes sociais os primeiros nomes do seu secretariado. 
Futuros secretários que me permitem fazer uma 1ª análise sobre como será politicamente o futuro governo de Elmano de Freitas.
Primeira coisa a dizer. O Governo Elmano será a continuidade e terá a influência do ex-governador/senador eleito (Ministro da Educação Camilo), da governadora Izolda, do Presidente da Assembleia Evandro Leitão e de outras forças políticas identificadas com a Esquerda e as mudanças no Ceará.
Onélia Santana, ex-primeira dama e esposa de Camilo, será a Secretária de Proteção Social para proteger as pessoas pobres e carentes do nosso estado. Já Luísa Cela, filha de Izolda, vai assumir a Secretaria de Cultura. Luísa tem uma boa qualificação técnica na área cultural (Diretora de Cultura do Dragão do Mar) e forte apoio político da mãe.
A médica formada na UFC e longa militância na defesa do SUS e da saúde pública, Tânia Mara Coelho, foi indicada a nova Secretária de Saúde. Vai atuar na mesma linha administrativa e por uma saúde regionalizada dos últimos secretários dos governos Cid, Camilo (I e II), de Izolda.
O novo chefe da Procuradoria-Geral do Estado é o Dr. Rafael Machado Moraes, que exerce o cargo de Procurador-Geral Assistente desde 2019, coordenando juridicamente toda a atividade administrativa, consultiva e legislativa do Poder Executivo; também foi Procurador Geral, em 2008.
A Segurança Pública não vai mudar quase nada com os novos nomes. A indicação de Samuel Elânio dá continuidade a um determinado perfil na escolha de delegados da Polícia Federal, que vem desde o primeiro governo Tasso (com Moroni), para o cargo de Secretário de Segurança Pública.
Mauro Albuquerque continua na função de que deu a ele notoriedade quando fechou as cadeias públicas das facções e transferiu os chefões ao complexo de Itaitinga. Continua na Secretaria de Administração Penitenciária, onde fez e fará novamente uma boa gestão naquela pasta.
Rodrigo Bona, Mestre em Direito, na Controladoria Geral de Disciplina, foi uma escolha corretíssima. Que é a de punir com rigor os policiais que violam os direitos humanos, nas várias acusações de torturas e maus tratos contra os cidadãos comuns, afastando-os ou expulsando-os da corporação.
Gostei dos primeiros nomes do secretariado.
Agora aguardar os próximos.
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário