domingo, 1 de janeiro de 2023

Defendendo mudanças no modelo político-administrativo de Giordanna Mano!

 Giordanna Mano precisa mudar seu modelo político-administrativo sob pena de ter dificuldades na reeleição!
Ninguém pode negar alguns avanços da gestão da prefeita Giordanna Mano na infraestrutura e outros setores, podemos citar muitas ruas, distritos asfaltados (São Pedro/Nova Betânia), reformas em unidades escolares e comerciais, construção de uma passarela para pedestres (Ponte do Oriel); e outros melhoramentos estruturantes e urbanos: exemplo da drenagem, urbanização e asfaltamento da Rua Leonardo Araújo: considerada a obra do século.
Isso foi importante para melhorar muito a popularidade da prefeita Giordanna, mas ao mesmo tempo seu modelo político-administrativo precisa melhorar muito sob pena de ter dificuldades na reeleição. Precisa-se urgentemente de uma mudança no secretário, em que a maioria é de tecnoburocratas e de técnicos não políticos.
A suplente de vereadora Izabel Moura, que foi bem votada, deveria ser Secretária ou mesmo Sub na pasta importante da Saúde, pois é graduada em Enfermagem e entende de temas importantes ligados aos PSF/UBS, emergência/urgência hospitalares, fontes de financiamento do SUS e outros fatores.
Ou poderia, também, se for preciso, viabilizar que alguns vereadores pudessem assumir secretarias e os suplentes assumirem as vagas dos vereadores titulares pelo prazo de 120 dias, aumentando a força e a participação da base governista no parlamento e reforçando o atual modelo político.
Outra coisa. Os vereadores da base precisam de uma maior participação no exercício de poder na harmonia com o Executivo, em especial os vereadores com representação distrital e que sempre estão tentando resolver problemas diversos de suas bases, precisam de uma maior atenção.
O Gabinete da Prefeitura tem que receber os mais diversos segmentos. Ficar sempre aberto para atender demandas e reinvindações das pessoas mais pobres e carentes, como ocorria em gestões passadas quando era gerido por políticos profissionais e prefeitos populistas e do povão.
Quando for inaugurar obras, fazer sua divulgação bem integrada com todos os setores para que o público seja maior e não apenas uma minoria. Mobilizar ao máximo para que um bom número de pessoas participem diretamente dos eventos inauguradores e ajudam a divulgar ao máximo.
Giordanna tem que se popularizar mais no meio das entidades diversas do município. Deve participar de reuniões do Lions, da CDL, do Sindicato dos Servidores; das atividades diversas da Igreja Católica e das Igrejas Evangélicas, do Centro Espírita; criando uma aproximação bem mais próxima para conquistar mais popularidade.
Detalhe. 
No caso do Sindicato dos Servidores, por ex., existe um certo distanciamento e não atendimento de demandas da importante categoria sindical.
A Mercado Velho [Novo], mesmo depois de reformado, fechado ao público, é um ato político e administrativo totalmente errado. Algo que revolta a população.
Lamentável que Nova Russas não tenha uma agência da Caixa.
Conceder entrevistas aos mais diversos programas das rádios locais, não apenas os jornais.
Buscar o diálogo e com as lideranças de oposição.
Buscar uma reaproximação com o Deputado Jeová Mota.
Ficam as dicas para mudanças no atual modelo.
Caso contrário, a reeleição será difícil.
_____________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário