terça-feira, 25 de abril de 2023

Comentando sobre a Leitura dos número de Reginaldo Silva sobre pesquisa na disputa pela PMF!

 A respeito da leitura dos números feita por Reginaldo Silva sobre a 1ª Pesquisa na disputa pela Prefeitura de Fortaleza!
O jornalista e intelectual Reginaldo Silva é um dos poucos que escreve artigos opinativos, e a maioria versa sobre Política. E seu artigo opinativo desta terça (25) é uma leitura sobre os números da Paraná Pesquisa a respeito da disputa pela Prefeitura de Fortaleza, colocando Capitão Wagner e Luizianne Lins nas primeiras colocações.
A primeira coisa verdadeira que disse sobre a referida pesquisa eleitoral em Fortaleza, a 1ª do cenário eleitoral fortalezense, foi dizer que a pesquisa reflete uma fotografia de determinado momento da disputa em curso, precisando-se de outros desdobramentos até o resultado final do processo eleitoral.
A segunda verdade é que, realmente, o Governo Sarto não vive um dos seus melhores momentos na gestão da Prefeitura de Fortaleza, daí amargar uma terceira colocação na pesquisa, e que os Governos do Governador Elmano e do Presidente estão bem melhor avaliados pelos entrevistados na pesquisa.
Mas era para ter dito que é possível que, por conta da força da máquina da Prefeitura de Fortaleza, que é enorme e incomensurável, pode ajudar muito a Sarto obter melhores índices nas próximas pesquisas para que possa crescer eleitoral e disputar o segundo turno da eleição fortalezense.
Avaliou bem a força eleitoral e política de Luizianne Lins, apoiada por Elmano e por Lula.
Não disse que o Capitão Wagner, mesmo liderando, pode ser novamente derrotado na corrida eleitoral tipo cavalo paraguaio.
Outra verdade: André Fernandes, o bolsonarista do Youtube, não vai a canto algum.
Fez a leitura correta do presente momento da pesquisa.
E posto seu artigo bem pesquisado sobre a pesquisa.

_____________________________________________________

O que dizem os números do Paraná Pesquisas em relação a eleição para prefeito de Fortaleza. Por Reginaldo Silva

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça, 25 de abril de 2023, o primeiro levantamento de dados em relação a sucessão para prefeito de Fortaleza, após a eleição do ano passado.

A divulgação dos dados traz respostas significativas, muito embora, representem apenas uma fotografia deste momento político.

Os governos de Lula e Elmano, ambos petistas, são mais bem avaliados do que o governo do prefeito de Fortaleza, o pedetista José Sarto. O próprio PDT, já devia ter uma prévia de pesquisas internas por ocasião da Convença Municipal da legenda, todos os oradores naquela oportunidade fizeram grande exaltação ao prefeito José Sarto, dando uma demonstração de união daquele grupo, em defesa do gestor. Ciro disse que percorreria bairro por bairro de Fortaleza defendendo o nome de Sarto em eventual candidatura a reeleição. Ali, subliminarmente deixaram claro que algo não ia bem.

Sarto aparece atrás de Capitão Wagner e Luizianne Lins neste levantamento do Paraná Pesquisas. Wagner tem 38,1%, Luizianne Lins 26.5% e José Sarto aparece com 13,9%. Neste cenário, André Fernandes (PL) é o quarto colocado com 3,1%.

O resultado em relação ao Capitão Wagner é normal, uma vez que mostra os efeitos do recall eleitoral, ou seja, candidato mais conhecido do público, portanto, naturalmente ocupando até aqui essa liderança.

O que não é normal é o gestor da cidade aparecer na terceira colocação. Outro ponto interessante, digno de registro no levantamento do Paraná Pesquisas é a demonstração da ligação do atual governador Elmano de Freitas com a deputada federal Luizianne Lins, que se materializa em números e já se manifesta na primeira pesquisa, pulando para uma segunda colocação.

Quando o nome de Luizianne é retirado do cenário, o nome de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa não aparece com a mesma desenvoltura da parlamentar, apesar da forte ligação com o atual governador. Neste segundo cenário, tanto Wagner, quanto Sarto crescem e Evandro fica na terceira colocação.

É muito cedo e, trata-se apenas do primeiro levantamento de dados, em que tudo pode mudar de uma hora para outra, mas, certamente, os números vão revelando o comportamento do eleitor.

A divisão do PDT e a aprovação da Taxa do Lixo em Fortaleza, indubitavelmente deram uma contribuição para os números de Sarto nesta pesquisa. A proximidade e fidelidade de Elmano com Luizianne, aliado a identificação da parlamentar com o presidente Lula, a colocam em posição estratégica e confortável pra o quadro sucessório municipal de Fortaleza.

Wagner por sua vez, parece ter encontrado uma estratégia mais adequada, o silêncio dele de agora, comparado ao falatório de campanhas anteriores em determinadas situações, tem ajudado mais do que atrapalhado.

Por fim, parece que o eleitorado da capital, prefere mesmo André Fernandes no parlamento, os números mostram fraco desempenho do deputado federal e da legenda bolsonarista, neste primeiro momento na disputa para o Poder Executivo de Fortaleza.

Neste contexto, nunca é demais lembrar, que em tempos de viralização da informação, um fato pode ser fatal, para qualquer liderança ou partido, aguardemos os próximos levantamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário