terça-feira, 27 de junho de 2023

PQ OS JUDEUS NÃO COLOCAM FLORES NOS TÚMULOS???

 É comum na tradição judaica colocar pedras em cima de túmulos ao invés de flores. Alguns líderes religiosos do judaísmo até mesmo se opõem à ideia de colocar flores em cima de sepulturas. Os judeus acreditam que as flores representam uma antiga tradição pagã, e não judaica. A origem dessa tradição é desconhecida, apesar de haver diversas explicações.

Muito antes das lápides, as pessoas utilizavam identificavam os túmulos com uma pilha de pedras. Apesar de os judeus usarem lápides hoje em dia, a tradição das pedras continua
As pessoas posicionam as pedras sobre o túmulo de uma forma aparentemente aleatória. Isso acontece pois é uma sinal de desrespeito mover ou alterar a pedra de outra pessoa.
É uma prática comum posicionar uma pedra no túmulo de um ente querido em uma família judaica como sinal de que você o visitou antes de ir embora. A pedra deixada é um sinal de que a memória da pessoa ainda vive. Quando mais pedras houverem sobre o túmulo, mais honrada e respeitada a vida da pessoa falecida foi.
Alguns judeus dizem que a tradição remete há tempos antigos, quando os pastores usavam pedras para contar o número de ovelhas no seu rebanho. O pastor carregava uma tipoia nos ombros que continha pedras. Cada pedra representava uma das ovelhas. Quando o pastor perdia a conta das ovelhas em seu rebanho, ele poderia simplesmente contar o número de pedras que tinha em sua tipoia para conferir os números. O posicionamento das pedras é uma forma dos judeus pedirem a Deus para manter a alma do falecido em sua tipoia enquanto olha o seu rebanho do céu.
Outros acreditam que as pedras significam que a alma será mantida no túmulo. A superstição é que a alma da pessoa continue presa por um período de tempo em sua sepultura antes de ir para o céu permanentemente. É no túmulo ou "beit olam" -- palavra hebraica para casa permanente -- que a alma do falecido fica presa com as pedras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário