sexta-feira, 28 de julho de 2023

A Síndrome dos ex-vereadores em não mais retornarem à Câmara!

 A maioria absoluta dos ex-vereadores jamais retornará ao Poder Legislativo!
Existe uma lógica em quem tem mandato legislativo e perde a reeleição por motivos diversos.
Não retornam mais ao Poder Legislativo. É o caso de alguns ex-vereadores de Nova Russas, que não se reelegeram na última eleição.
Depositava esperança de que o ex-vereador Marcelo Evangelista seria novamente (e com chances) candidato novamente a uma das 13 vagas da Câmara de Vereadores, mas ficou apenas na esperança. Ele me disse que não será mais candidato e vai a reeleição do Presidente Sebastião Mano e também a reeleição da Prefeita Giordanna Mano.
O ex-presidente da Câmara, Sebastião Gonçalves Rosa (Capita) é outro que não retorna mais, por dois motivos. Um deles, vai apoiar a reeleição de Sebastião Mano. O outro, é o grave problema de saúde (AVC), que ainda se recupera da gravidade das sequelas da referida patologia.
Toinha do Capitão pode até ser candidata, mas não tem chance alguma. Quem elegia a Toinha era o então Capitão Evandro, que tinha uma grande capacidade política e a estrutura econômica para garantir as eleições dela. Sem Evandro, ela disputa várias eleições e não ganha nenhuma.
A ex-vereadora Izabel Moura foi eleita, em 2016, porque tinha, além dos votos em São Pedro, uma grande força de apoios de profissionais liberais, políticos importantes e personalidades diversas em Nova Russas. Ela perdeu grande parte deste apoios, por isso, rodou em 2020. Possível que rode novamente na próxima eleição.
Pedro Lira, que rodou na última, não ganha mais nada. Se tentar de novo, roda novamente. Perdeu o capital político e eleitoral que tinha. Melhor que seja cabo eleitoral.
E o Sérgio Brito, que surfou bem onda do Lulismo, sendo o vereador mais eleito da história e Presidente da Câmara, é outro que jamais retornará novamente à Câmara. Perdeu suas bases eleitorais e não tem mais como recuperar o prestígio que tinha quando era filiado ao PT.
E o Chico Martins também pode esquecer a Câmara.
___________________________________________________

Um comentário: