domingo, 27 de agosto de 2023

Nem só de sexo...vivia e pensava Freud!

 FREUD, a Psicanálise global além do pensamento apenas sexual!

O Papa da Psicanálise, Sigmund Freud, explica muitos aspectos da psique humana e não apenas sobre o sexo. A Dona Bela, aquela personagem da Escolinha do Professor Raimundo, estaria errada se disse que o Freud, repetindo o bordão de que “ele só pensa naquilo…”. 

Embora fosse um obssessivo psicanalítico pelas taras e manias sexuais, tanto que sua primeira pesquisa foi sobre os órgãos sexuais das enguias, tratou de outras temáticas da psicanálise.

Tudo bem que Complexo de Édipo (filho se apaixona sexualmente pela mãe e cria conflito com o pai), Complexo de Electra (a filha, pelo pai); neuroses decorrentes da falta de sexo (os famosos 'gala seca'); ou de abusos sexuais; e a inveja feminina do pênis duro e grande do Homem; mas não ficou nisso, porém.

Mas nem só de sexo vive o homem freudiano… Foi ele que mudou o conceito de que as histerias eram causadas por um problema físico: Hipócrates achava que tinha a ver com a circulação do sangue, e os medievais, que era coisa do demo. Freud disse que todo esse sofrimento vinha da cachola – do cérebro. E não era só um problema da mulherada como se supunha. A macharada também podia ficar histérica.  

Então ele era um defensor das mulheres? Que nada. O cara é um considerado um super machista. Além daquela invejinha do caolho, ele alardeava que elas eram castradas sexualmente, submissas e tinham uma vocação pro masoquismo (se você pensou naquela frase misógina “mulher gosta de apanhar” não passou longe do pensamento freudiano).

Embora tenha criado no ID o chamado instinto natural do sexo e do prazer, criou a oposição do ego e do superego como redutores instintivos.

No livro A Interpretação dos Sonhos ele divide a mente em consciente, pré-consciente e inconsciente. Trocando em miúdos: lá no fundo da sua cuca você tá louca pra fazer algo, mas a sociedade, seu chefe chato ou o seu marido – mais chato ainda – não permitem ou concordam. Seu cérebro bloqueia esse desejo, mas você sonha com a tal coisa. Por isso ele dizia que os sonhos faziam sentido.  O médico era uma máquina de pensar. Conceitos como pulsão da morte, id, ego e superego, o transformaram num dos pensadores mais influentes de todos os tempos. E o ato falho? Dele também. Como diria o Chaves: “foi sem querer, querendo”. Ou seja, nada é por acaso. Sabe quando você chama o seu namorado pelo nome do ex? É Freud!FREUD SÓ PENSAVA EM SEXO?

Então ele era um defensor das mulheres? Que nada. O cara é um considerado um super machista. Além daquela invejinha do caolho, ele alardeava que elas eram castradas sexualmente, submissas e tinham uma vocação pro masoquismo (se você pensou naquela frase misógina “mulher gosta de apanhar” não passou longe do pensamento freudiano).

Você pode achar um absurdo, mas, apesar dos pesares, a teoria polêmica do sujeito foi um avanço. Como é?! Na época se pensava que a mulher nem era capaz de ter desejo sexual. E a psicanálise nasceu pra tratar mulheres neuróticas como seres humanos e não como loucas desvairadas, como era até então.

Longe de mim ser caguete, mas o homem tinha uma quedinha pelo pó branco. Dizia que a cocaína era um poderoso remédio contra a falta de vigor físico e mental. Chegou até a receitar pros seus pacientes. Mas a droga predileta do Sig era outra: tabaco. Ele não tirava o charuto da boca. Freud explica? 

No livro A Interpretação dos Sonhos ele divide a mente em consciente, pré-consciente e inconsciente. Trocando em miúdos: lá no fundo da sua cuca você tá louca pra fazer algo, mas a sociedade, seu chefe chato ou o seu marido – mais chato ainda – não permitem ou concordam. Seu cérebro bloqueia esse desejo, mas você sonha com a tal coisa. Por isso ele dizia que os sonhos faziam sentido.  

O médico era uma máquina de pensar. Conceitos como pulsão da morte, id, ego e superego, o transformaram num dos pensadores mais influentes de todos os tempos. E o ato falho? Dele também. Como diria o Chaves: “foi sem querer, querendo”. Ou seja, nada é por acaso. Sabe quando você chama o seu namorado pelo nome do ex? 

É Freud!



Nenhum comentário:

Postar um comentário