sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Muita emoção no artigo de João Batista Pontes sobre Mário Pontes!

 Muita emoção no texto de João Batista Pontes sobre o genial irmão, Mário Pontes!
O intelectual João Batista Pontes, consagrado escritor de vários livros de sucesso, teve uma personalidade familiar de grande capacidade intelectual bastante influenciadora na sua vida vida. O gênio das letras e o maior intelectual da história novarussense, Mário Pontes, lenda da arte de escrever como jornalista e escritor de vanguarda.
Sua produção literária foi vasta e consagrada, começando pelo sucesso de "Milagre na Salina", romance ambientado em Nova Russas; e o majestoso romance histórico, "Ninguém ama os náufragos", a respeito da passagem da Coluna Prestes por Nova Russas; andante morte e outros clássicos literários de grande vanguarda.
Além do poliglota das traduções de livros em vários idiomas, até mesmo em russo e outras línguas eslavas.
Razões de tanto admiração por seu irmão tão inteligente e tão culto.
De quem também era um fã incondicional.
___________________________________________________
Mais que seu irmão, eu virei seu fã
Mario Pontes foi exemplo de inteligência, honestidade e integridade moral
Conheci poucas pessoas nesta vida que conseguem associar virtudes fundamentais como inteligência, integridade moral e honestidade ao longo de toda uma existência. Uma dessas raras figuras foi meu irmão Mario Pontes, falecido na quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, vítima de câncer.
_Mario saiu muito jovem da pequena Nova Russas, no interior do Ceará, onde mal concluiu o quarto ano primário, para tentar a vida na capital, Fortaleza. Mas a falta de estudo formal não foi obstáculo para sua formação intelectual. Autodidata, leitor voraz de tudo que lhe caía às mãos, morou um tempo e Fortaleza e ainda na década de 1950 mudou-se para o Rio de Janeiro.
Militou pelas redações de vários veículos de imprensa e consagrou-se como um dos melhores e mais respeitados jornalistas do País no então poderoso (hoje extinto) Jornal do Brasil. Sem frequentar qualquer curso de línguas, tornou-se tradutor para o português de livros e textos em espanhol, inglês, francês e alemão. Também escreveu mais de uma dezena de livros, incluindo poesias, contos e romances.
_Como repórter conheceu boa parte desse mundão de meu Deus. Sempre que nos visitava em Brasília, me conquistava contando histórias de experiências com pessoas e lugares que eu nem imaginava existir. _
Tornei-me seu fã e decidi que um dia seria jornalista. Já no fim da vida, me disse que me admirava por conseguir manter um jornal semanal em plena capital da República.
Foi a oportunidade que tive para lhe confessar que ele fora a minha inspiração. Desde criança, eu tinha Mario como inspiração. Para mim, mais do que um irmão e me tornei seu fã. Vá para a luz meu poeta querido!
Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário