Tese da reprodução social, familiar e religiosa no cemitério do falecido buscando o purgatório e a salvação no Céu!
A presente tese foi desenvolvida em visitas e observação dos vários túmulos dos falecidos enterrados no Cemitério Solar Eterno, aqui em Nova Russas. Observações, análises, vendo que aspectos sociais, familiares e religiosos dos falecidos são reproduzidos nos túmulos de pessoas falecidas das mais diversas classes sociais. Reproduzindo os finados a mesma ordem social e religiosa quando vivos feita pelas pessoas de sua família no pos-mortem.
O Túmulo do Monsenhor Leitão principal símbolo do clero católico, reproduziu em seu túmulo, a frase profética de São Paulo, seu apóstolo preferido na Igreja Católica (Combati o bom combate/preservei a minha fé). E o gosto dele pela arquitetura italiana e renascentista, pois o túmulo dele é feito de mármore de carrara.
O saudoso médico e que viveu uma santidade na medicina de salvar vidas, o Dr. Evangelista, ao mesmo tempo, era um grande devoto de Nossa Senhora das Graças. Tem uma imagem de Nossa Senhora em seu túmulo. Buscando-se a intercessão da Imaculada Nossa Senhora para acolher sua alma milagrosa no Céu.
Há, também, pessoas do povo, mulheres humildes, que, em seus túmulos, antes de morrerem, mandaram colocar em seus túmulos suas imagem vestidas com o hábito sagrado de Nossa Senhora, afirmando na vida e na morte, a devoção mariana, vivendo a mesma vida santa da Virgem Maria para se conseguir o galardão celestial.
Mais do que isso, considerando que o Cemitério é uma passagem do purgatório ao Céu, alcançando-se por meio de túmulos com muitas imagens de santos, fitinhas sagradas, flores e rosas celestiais perfumadas, entre outros objetos sacros transplantados de altares dos vivos para que possam ficar perto dos entes falecidos, fortalecendo muito a possível salvação deles.
No túmulo do Dr. Osvaldo, as curas materiais que ele fazia quando médico genial em Nova Russas, passam a ser do sobrenatural, mística, do sagrado, por meio de sua alma que obra e faz milagres nos corpos de devotos vivos dele, que, por meio de agradecimento, levam objetos de madeira simbolizando partes dos seus corpos curadas, ou seja, os famosos Ex-Votos.
Transplanta-se aos mortos a mesma fé e prática social e religiosa quandos vivos.
Tudo pela fé na salvação e na própria ressurreição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário