quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Editorial sobre a morte aos 100 anos de Henry Kissinger!

 Editorial: A morte diplomaticamente levou Henry Kissinger!
Nos meios diplomáticos, sempre recorrente, sobre Henry Kissinger, sábio diplomata dos Estados falecido aos 100 anos, estrategista, fenomenal em estratégias diplomáticas, considerado "gênio da diplomacia do mal', contar uma estória da melhor ficção científica, para melhor exemplificar de quanto era importante Secretário de Estado dos Estados Unidos:
De que ele, Kissinger, no caso de uma invasão alienígena na Terra, pela superioridade em estratégias diplomáticas, seria o único diplomada com capacidade para convencer os extraterrestres a firmarem um acordo de paz e deixarem a Terra, mesmo com superioridade tecnológica e civilizatória superior aos terráqueos.
Algo que ilustra bem a grande capacidade diplomática de Kissinger, mesmo que fosse um reacionário a serviço do Império dos Estados Unidos. Foi dele a ideia estratégia e diplomática para que o então Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, visitasse a China de Mao Tsé Tung e fizesse um acordo com o Império Comunista Chinês, na época que havia uma forte guerra interna com a então União Soviética.
Era o ato inaugural da chamada Diplomacia Detente. Ou seja: a estratégia da diplomacia sem dogmas ideológicos de Direita ou de Esquerda, fazendo acordo diplomáticos com base na prática e na vivência. Assim o fez no cessar fogo do Vietnam, quando, por isso, foi laureado e recebeu o famoso Prêmio Nobel da Paz.
Não cabe, aqui, fazer julgamentos ideológicos sobre Kissinger.
Estava a serviço da diplomacia do Império dos EUA.
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário