quinta-feira, 25 de abril de 2024

Na crônica da Semana: 50 anos da Revolução dos Cravos!

 Crônica: 50 anos da Revolução dos Cravos e a queda do ditador Salazar!
Em cima dos tanques comandados por militares e civis rebeldes contra o sanguinário Salazarismo, jovens cantavam Grândola, Vila Morena/Terra da Fraternidade/o povo é quem mais ordena/em ti ó cidade.
Foi a música símbolo e oficial da Revolução dos Cravos, movimento revolucionário português que, dia 25 de 1974, derrubava um dos regimes políticos mais ditatoriais e fascistsa da Velha Europa: a ditadura fascista do então Presidente Antonoi Salazar, que ficou mais de 40 anos poder.
Milhares de pessoas foram às ruas apoiar os militares e outros setores sociais revolucionários na derrubada do fascista-estadonovista Salazar e a concretização da Revolução dos Cravos (celebrando-se 50 anos), visando implantar um regime socialista e de liberdades democráticas no velho Portugal de Camões.
Mesmo com os avanços na libertação das colônias portuguesas, a Revolução dos Cravos, por conta da pressão capitalista dos Estados Unidos e de países ricos da Europa, não conseguiu implantar um regime de Esquerda. O velho liberalismo capitalista e de mercado continuou em Portugal.
Mas ajudou a derrubar muitas ditaduras e libertar colônias portuguesas na África, exemplo de Angola e de Moçambique, apoiadas pela extinta União Soviética.
Foi o maior legado da Revolução dos Cravos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário