domingo, 10 de novembro de 2024

Dissertando o tempo de poder dos ciclos políticos na Prefeitura de Nova Russas!

 Sobre a ascensão e queda dos ciclos políticos em Nova Russas!
O fato de ser uma cidade mais do que centenária, longevos 102 anos, foram também longos os ciclos políticos na ascensão e queda. O ciclo do coronelismo do coronel Arthur Pereira e de outros chefes políticos, com início logo após a emancipação, durou até o Estado Novo.
Depois, com alguns ciclos menores, teve início o ciclo político do agropecuarista Antonio Joaquim de Sousa com as eleições de vários prefeitos : Dr. Almir, Sachagas Farias, Zé Rosa.
O ciclo da família Mourão teve início com a ascensão do grande líder e prefeito José Santos Mourão (1970) e que também exerceu o mandato de prefeito por mais seis anos (1976-1972) -sucedido pelo ex-prefeito Manoel Abdias Evangelista, o Manezim- prefeito aliados ao regime militar. Sendo que o ciclo Mourão durou exatamente 20 anos.
Na redemocratizaçao, em 1988, Chico se elegeu e iniciou o chamado Ciclo EMPA: em que um grupo de jovens agrônomos, liderados por Chico Rosa e Acácio, o tri-prefeito, dominaram o município por cerca de 20 anos: até a derrota deles para o então candidato Marcos Alberto, em 2008.
Depois, houve os mandatos de Marcos Alberto (Grupo Azulão), Paulo Evangelista, Gonçalo Diogo e Rafael Pedrosa: eleito prefeito em 2016 e tinha como vice o empresário Júnior Mano.
Sendo que, após dois anos da gestão Rafael, houve um acordão político com o vice-prefeito e ele passa a comandar a Prefeitura, depois elege sua esposa, Giordanna Mano, prefeita de Nova Russas.
Sendo assim, o ciclo atual de poder já dura 6 anos e tem mais quatro com a reeleição da gestora, chegando a 10.
Não se sabe ao certo quanto vai durar o ciclo de poder político da família Mano.
Poderia durar de 15 a 20 anos? poderia durar menos?
Só o tempo político é quem vai dizer.
______________________________________________________

Um comentário:

  1. Qual deles que tá pobre hoje Tim? Ou não tem casa na beira mar em fortaleza?

    ResponderExcluir