A eleição do direitista Donald Trump Presidente dos Estados Unidos favoreceu muito um possível retorno do ex-Presidente Jair Bolsonaro à Presidência da República, podendo vencer a eleição presidencial em 2026.
Tudo bem que Trump é um apoio muito forte para Bolsonaro, pois será o chefe do Império Norte-Americano e suas instituições midiáticas, financeiras, empresariais e outras.
Mas é preciso que o Bolsonaro e seus aliados abandonem sua política de antissistema, de ataques radicais às instituições do Estado Democrático de Direito, de uma política típica do quartel do Exército: quem discorda é traidor, todo adversário comunista.
Não tem mais que fazer uma chapa militar, como fez na passada, quando colocou o General Braga Netto na sua vice -o que foi um dos motivos de sua derrota presidencial.
O melhor vice que ele tem que colocar é o ex-presidente Michel Temmer, um paulista se contrapondo ao também paulista Alckmin: atual vice do Presidente Luís Inácio.
Com o Temmer na vice, fica muito mais fácil controlar o Alexandre de Moraes, exatamente porque ele foi o padrinho (quando presidente) da indicação dele ao STF.
Se não der certo o Temmer, outro nome político bom seria o do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Um político moderado de Centro, carisma profundo, grande orador e herdeiro político de Antonio Carlos Magalhães.
Tem mais. Afastar os setores mais radicais do bolsonarismo e evitar atos radicalizados deles durante a campanha eleitoral, como fez a Carla Zambelli na eleição passada.
Assim, precisa ter mais habilidade política e mais pragmatismo para vencer a futura eleição presidencial.
O apoio de Trump ajuda muito.
Mas também depende de Bolsonaro.
Bom dia professor ! Parabéns pela matéria ! Só um ponto que vale lembrar: atualmente, o ex-presidente Bolsonaro está inelegível, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acho que é importante considerar esse contexto nas análises, pois impacta diretamente qualquer planejamento ou discussão em torno de uma eventual candidatura dele em eleições futuras. Esse detalhe pode ajudar a manter o público bem informado sobre o cenário político atual. Abraço!
ResponderExcluirInelegível, no momento, sim, mas ficará elegivel pela articulação de forças da Direita (Nacional e Interncional). Ele é o candidato do Trump à Presidência em 2026.
ExcluirAnálise de um idiota— devia ser o título de baboseira que vc escreveu Tim.
ExcluirBolsonaro nunca mais.
ResponderExcluirVai pensando otário esse golpista vai é pra cadeia
ResponderExcluir