domingo, 11 de maio de 2025

1º Tratado-Tese como são eleitos os Papas no Conclave do Vaticano.

 1º Tratado-Tese explicando com exclusividade o padrão Vaticano como foi eleito o Papa Leão XIV e outros papas...
Por conta do anunciado "Habemus Papam" (temos um Papa) do 267º Papa Leão XIV, ou Cardeal Robert Francis Prevost (nascido nos Estados Unidos, mas com pai italiano), estou publicando com exclusividade na Internet para todos os habitantes da Terra, o 1º Tratado-Tese sobre como são eleitos os Papas no Conclave.
A eleição do Papa Leão XIV se deu por vários motivos. Primeiro, por fazer oposição ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em algumas questões centrais: exemplo da questão dos imigrantes e da chamada imigração ilegal, a quem o governo dos EUA  tem sido extremista na deportação dos chamados imigrantes sem "green card".
Outro motivo, é o fato dele ser um cardeal americano branco, latino, com raízes na cidadania peruana, onde assumiu a Diocese de Chiclayo, antes de ser nomeado prefeito do discatério dos bispos, pelo Papa Francisco; além de ser poliglota e falar fluentemente, além do inglês, o italiano, o espanhol, o português, entre outras línguas latinas.
Exatamente porque a maioria absoluta estão concentrados na Europa Latina, no Leste Europeu (Itália, França, Espanha; na Polônia, Romênia na Hungria); e nos países da América do Norte, da América do Sul e na América Central e Latina: Brasil, México, Argentina, Peru, Venezuela, Colômbia, entre outras nações latino-americanas.
Mais um detalhe da escolha dele. Era o preferido do Papa Francisco, pois confidenciou que era o seu sucessor, até havia celebrado missa.
Como eu havia dito em alguns artigos, a Igreja Católica nunca vai eleger um Papa Africano ou Asiático. O rosto do Papa é branco (até a fumaça da Capela Cistina é branca), simbolizando um imaginário religioso e teológico do povo europeu e latino como escolhido de Deus para comandar sempre a Igreja Fundada por Cristo e apostolada por Pedro.
Sabes por que o título Papal Leão XIV? Porque representa a sucessão papal do Papa Leão XIII, autor da Encíclica Rerum Novarum: Renovação das Coisas. A visão social da igreja contra o marxismo operário. A continuidade do legado social do Papa Francisco, que se firmou um papa franciscano e do lado dos pobres.
Sobre o Papa Francisco, afirmei. O sucessão dele não seria Papa Francisco II, até porque ele não tinha numeral. Era singular: era apenas Papa Francisco. Foi um acordo que ele fez para ser único. Seu mandato papal não ter um sucessor na minha linha apostólica dele.
Outra pergunta: sabes por que Karol Wojtyla se tornou João Paulo II? Simples. Porque era o único cardeal do Leste da Europa que fazia oposição direta ao regime socialista/comunista da Polônia, da Rússia e outros. Foi uma aposta política da Igreja Católica para derrubar a cortina de ferro socialista e o Muro de Berlim, como de fato aconteceu.
E Ilse Scamparini, entre outros jornalistas despreparados que cobrem o Vaticano, não sabem de nada sobre escolha do Papa.
Leia o presente tratado-tese sobre escolha dos papas.
E vais saber como se escolhe um Papa.


______________________________________________________

2 comentários:

  1. Respostas
    1. A frase em Latim (nolite rabitus), presente no Conto de Aia, diz: não se reduza a Cinzas pelo poder, não se deixe dominar pelos opressores.

      Excluir