A vida é feita de encontros e de reencontros. Reencontrei no Sindicato dos Trabalhadores (fazendo palestra sobre titulação fundiária), após vários anos sem vê-lo, o gênio da reforma agrária e das lutas no campo do Ceará: Antonio Rodrigues de Amorim. No início dos anos 1980, em plena ditadura militar apoiado por Dom Fragoso e pela Igreja Católica, Amorim enfrentava a UDR e o latifundiários lutando ao lado dos trabalhadores pela reforma agrária sob o comando deles, quando fiquei encantado e maravilhado por tudo que ela fazia na defesa da causa camponesa.
Dotado de notável inteligência e politização, fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá e vários outros sindicatos na região. Foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. Também foi diretor estadual da Fetraece. Candidato a deputado federal pelo PT em 1986, com expressiva votação dos cearenses.
Atualmente, é o Superintendente Adjunto do IDACE, Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará. E, representando o IDACE, esteve em Nova Russas, onde realizou palestra bem informativa sobre a titulação das terras. Informando que, não basta receber o título fundiário, mas tem que registrar no cartório para ser o verdadeiro dono e titular da terra.
Grande emoção foi fazer registro fotográfico com Amorim ao lado da notável Presidente do PT, Selena Silva, que foi uma militante política formada a partir dos ensinamentos socialistas de Amorim e da Igreja Católica.
Emoção demais rever o grande líder das lutas rurais.
Serei sempre fã dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário