Estive com a máxima alegria, neste sábado, 26 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STRAAF), visando celebrar os 56 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Nova Russas (STR): formado por milhares de trabalhadores rurais e agricultores familiars sindicalizados.
Pela mente brilhante duas lideranças sociais e de heróis populares e consagrados, exemplos de Francisco Franciné da Costa e Joaquim Costa (Joaquim Durico), em 1969, em plena ditadura militar, era fundado o referido sindicato.
Durante sua história, teve vários presidentes que fizeram grandes gestões: O próprio Franciné, o Amadeu Araújo (que chegou a ser Presidente da Fetraece), o Manoel Gregório, o Luiz Ricardo; e a Lucinha, a 1ª mulher a comandar o Straaf.
Lembrando que, hoje, afirmando novamente, visitei a sede onde estavam o Presidente Deusimar, a Secretária de Finanças Lucinha; e o Secretário Eudes.
Das lutas do Sindicato, muitas lutas surgiram e muitas conquistas, exemplos dos assentamentos:Pintada, Lagoa do Norte, Morro Agudo) foram frutos das lutas do STTR.
Além do Presidente Deusimar, a atual diretoria do Straaf, bem representativa: Eudes, Secretário Geral; Núbia, Secretária de Política Agrícola e Agrária; Erineide Moreira, Secretária de Políticas Sociais; Gonzaga Vieira, Secretário de Formação Sindical; além do Alan, na Juventude, da Shirlandia, na Secretaria de Mulheres.
Raimundo do PT, futuro deputado federal, tem dado total apoio ao Sindicato.
Todos os aplausos aos 56 do Straaf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário