quinta-feira, 21 de agosto de 2025

1ª reflexão sobre erros e incorreções nas leituras de documentos legislativos na Câmara.

 Refletindo sobre alguns erros nas leituras do Projetos, Indicações e outros documentos legislativos na última sessão da Câmara.
Prestando atenção nas leituras de documentos e da produção legislativa dos nobres vereadores (Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos etc.), feitas pela excelente vereadora e 1ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara, Dalva Abreu, observei e escutei alguns erros, incorreções e informações incompletas de naturezas diversas.
Na própria biografia do Projeto de Lei (Título de Cidadania Novarussense) ao cidadão Washington Mano, durante a leitura, Dalva Abreu leu, "que a cidade em que ele nasceu, Tucuruí, como se fosse do Paraná", mas depois corrigiu (com ajuda dos vereadores e minha) de que fica no Pará, sendo a cidade da famosa Hidrelétrica de Tucuruí.
Mas, porém, na dificuldade de pronunciar significativamente, na mesma leitura do PL (autoria da nobre presidente Cibelle Tavares concedendo a cidadania honorária a Washington Mano (paraense de Tucuruí), devo dizer, sim, que não houve erro. Apenas um leve problema de se pronunciar rapidamente uma palavra de pronúncia complexa.
Entretanto, há outros erros. Na Indicação do Denilson do poço profundo do Estádio Municipal, leu-se que o nome do estádio era José dos Santos Mourão, depois foi feita a correção: José dos Santos Neto. E, na Moção da Cibelle ao Festeja Nova Russas, leu-se "nos termos", quando, o mais correto, poderia ser: nestes termos.
No texto da Cidadania concedida pelo Vereador Sebastião Mano a Cid Ferreira Gomes, leu-se o Sr. Cid Ferreira Gomes, o certo, todavia, seria Senador Cid Ferreira Gomes.
Em algumas leituras de sessões passadas, leu-se regime, quando o certo é regimental. Relativo ao Regimento Interno da Casa.
E sobre os erros? Existem. Devem ser corrigidos nos documentos legislativos antes de levá-los ao plenário. Tem dar uma vista neles pela Secretaria Legislativa daquela Casa de Leis.
Ficaria muito melhor assim.
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário