segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Fragmentos do fenomenal discurso de Júnior Bonfim na Câmara de São Gonçalo do Amarante.

 Juntando os fragmentos do mais belo discurso na tribuna da Câmara de São Gonçalo.

Junte os fragmentos retóricos e de retórica. Igual à soma do todo do mais belo discurso na tribuna da Câmara de São Gonçalo do Amarante, durante sessão solene ao Dia do Advogado, sob inspiração do Dr. Júnior Bonfim: admirável e notável advogado.

Falando sobre o paradoxo entre ter muitos conhecimentos, inteligência artificial na Internet e nos meios virtuais, exemplos dos advogados, mas, ao mesmo tempo, os nobres causídicos não buscarem mais conhecimentos jurídicos nos compêndios.

Finalizando. Explicando o grande orador Bonfim. Viu o advogado Arquimedes na plenária, lembrou-se, imediatamente, do outro Arquimedes. O frase da alavanca para mover o mundo.

O resumo do excelente orador que é.

__________________________________________________________________________________



FRAGMENTOS DA FALA DE JÚNIOR BONFIM DURANTE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ADVOCACIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CEARÁ (21.08.2025)

Nós vivemos talvez a quadra mais fecunda da história da humanidade.

Nunca a humanidade teve tanto à sua disposição aquilo que é mais difícil de se construir, que é o conhecimento. E hoje o conhecimento está disponível na palma da nossa mão, em um simples aparelho de celular. Então, nunca a humanidade viveu a possibilidade de ter acesso às mais diversas facetas do conhecimento como ela tem hoje. E, lamentavelmente, talvez nós tenhamos o maior desafio - eis o paradoxo - ao mesmo tempo em que a gente tem possibilidade de ter a mais linda convivência entre os seres humanos, nós temos talvez as maiores dificuldades.

Porque a internet e isso que a gente chama hoje, essa descoberta fantástica chamada inteligência artificial, ao mesmo tempo que é um oceano de possibilidades, ela limita muito as pessoas, porque a gente não quer mais - e nós, advogados, principalmente - não quer mais estudar, não quer mais mergulhar nos compêndios, que é uma tarefa difícil e pesada e às vezes a gente quer apenas dar um google e estar achando que resolve as coisas.

Doutor Arquimedes, que aqui representa a nossa instituição, a OAB. Eu quando lhe cumprimentei agora há pouco, eu estava lembrando da famosa frase de um filósofo lendário chamado Arquimedes. Ele dizia naquela época: “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo”.

Naquela época, essa frase era revolucionária, como hoje o é a inteligência artificial.

E nós, ao invés de construirmos uma sociedade mais humana, carregada de sensibilidade, mais fraterna, infelizmente, a gente aguça as nossas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário