Juntando os fragmentos do mais belo discurso na tribuna da Câmara de São Gonçalo.
Junte os fragmentos retóricos e de retórica. Igual à soma do todo do mais belo discurso na tribuna da Câmara de São Gonçalo do Amarante, durante sessão solene ao Dia do Advogado, sob inspiração do Dr. Júnior Bonfim: admirável e notável advogado.
Falando sobre o paradoxo entre ter muitos conhecimentos, inteligência artificial na Internet e nos meios virtuais, exemplos dos advogados, mas, ao mesmo tempo, os nobres causídicos não buscarem mais conhecimentos jurídicos nos compêndios.
Finalizando. Explicando o grande orador Bonfim. Viu o advogado Arquimedes na plenária, lembrou-se, imediatamente, do outro Arquimedes. O frase da alavanca para mover o mundo.
O resumo do excelente orador que é.
__________________________________________________________________________________
FRAGMENTOS DA FALA DE JÚNIOR BONFIM DURANTE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ADVOCACIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CEARÁ (21.08.2025)
Nós vivemos talvez a quadra mais fecunda da história da humanidade.
Nunca a humanidade teve tanto à sua disposição aquilo que é mais difícil de se construir, que é o conhecimento. E hoje o conhecimento está disponível na palma da nossa mão, em um simples aparelho de celular. Então, nunca a humanidade viveu a possibilidade de ter acesso às mais diversas facetas do conhecimento como ela tem hoje. E, lamentavelmente, talvez nós tenhamos o maior desafio - eis o paradoxo - ao mesmo tempo em que a gente tem possibilidade de ter a mais linda convivência entre os seres humanos, nós temos talvez as maiores dificuldades.
Porque a internet e isso que a gente chama hoje, essa descoberta fantástica chamada inteligência artificial, ao mesmo tempo que é um oceano de possibilidades, ela limita muito as pessoas, porque a gente não quer mais - e nós, advogados, principalmente - não quer mais estudar, não quer mais mergulhar nos compêndios, que é uma tarefa difícil e pesada e às vezes a gente quer apenas dar um google e estar achando que resolve as coisas.
Doutor Arquimedes, que aqui representa a nossa instituição, a OAB. Eu quando lhe cumprimentei agora há pouco, eu estava lembrando da famosa frase de um filósofo lendário chamado Arquimedes. Ele dizia naquela época: “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo”.
Naquela época, essa frase era revolucionária, como hoje o é a inteligência artificial.
E nós, ao invés de construirmos uma sociedade mais humana, carregada de sensibilidade, mais fraterna, infelizmente, a gente aguça as nossas diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário