Mais país do que Nação, pois dependente do Império Norte-Americano e da Direita dos EUA, a Bolívia parece ter uma triste sina na sua frágil democracia presidencial.
A eleição presidencial deste domingo, 17, dois candidatos de Direita apoiados pelo Presidente Trump, chegou ao turno da eleição de presidente da república: O Senador Rodrigo Tota (Partido Democrata Cristão) e o ex-presidente, Quiroga (favorito), chegaram ao turno.
O Presidente do Senado e candidato de Esquerda (Aliança Popular), teve uma derrota esmagadora. Obteve apenas 8,5% dos votos. E o ex-presidente Evo Morales (criador do Estado Pluranacional), sequer disputou, pois em prisão domiciliar.
Reforçando minha tese de que, quando o Partido Republicano está no poder dos Estados Unidos, a direita sempre vence as eleições na América Latina.
É o que vai acontecer no 2º turno boliviano.
Um candidato de Direita será eleito.
Golpes e golpismos na Bolívia...
Houve vários golpes militares na Bolívia. Em 1971, o General Hugo Banzer deu um golpe militar derrubando o então presidente Juan José Torres. Estabelecendo uma ditadura violenta e sanguinária.
Revoluções e golpes na história da Bolívia...País dos mais pobres das Américas, a Bolívia está sempre conflagrada. Um mistro de revoluções e de golpes sempre dominando o cenário político e institucional no país vizinho.
A Revolução de 1952, comandada por Victor Paz Estenssoro, nacionalizou as riquezas minerais, fez a reforma agrária e democratizou ao máximo as instituições locais.
Meia Lua...
Região boliviana mais rica. Compreende os departamentos bolivanos mais ricos da Bolívia. Podemos citar: Santa Cruz de la Sierra, Tarija, Beni, Pando. Departamentos em que estão grandes reservas de petróleo, plantações de soja e os mais ricos bolivianos.
Locais em que é muito grande a oposição separatista à Cochabamba pobre de Morales.
Boliviano mais rico do mundo...
Foi Simón Patiño. Dono de todas as minas de Estanho da Bolívia. Tinha uma fortuna de vários bilhões de dólares.
Acabou a vida falido. E preso.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex presidente o General Tejada, que liderou um fracassado golpe?
É o novo...
Boliviano das antigas lembrando que, em 1952, participou da Revolução Boliviana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário