domingo, 25 de janeiro de 2026

Celebrando os 472 anos de São Paulo.

 Não sou paulistano, mas quero celebrar o majestoso aniversário de 472 anos de São Paulo: a Paulicéia desvairada e a maior metrópole nordestina fora do Nordeste:!!!


25 de janeiro, aniversário de São Paulo. Maior metropole nordestina fora do Nordestina, com milhões de nordestinos morandos nos mais diversos bairro da gigante São Paulo.
Metrópole que nunca dorme. Terra da Garoa. Túmulo do Samba. Território de todos os povos do Planeta. Selva de Pedra ou Pauliceia Desvairada.
São alguns dos epítetos de São Paulo, Sampa, celebrando seus 421 anos, fundada que foi no 25 de janeiro de 1554: (Dia de São Paulo),  No Colégio Piratininga, por José de Anchieta.
São Paulo tem povos e pessoas de todo o Planeta. Você encontra tudo em São Paulo, desde a gastronomia turca até músicos peruanos na Praça da Sé.
Tudo em São Paulo é gigantesco. Os números são gigantescos e avassaladores, quando comparados com outras cidades ou mesmo metrópoles brasileiras e das Américas. 
22 milhões de habitantes, sendo 7 milhões de nordestinos (a maior cidade nordestina fora do Nordeste).  80 km² de zona urbana. 11 milhões de automóveis/carros nas ruas/avenidas supercongestionadas e muito poluídas. 50 milhões de celulares. Milhares de prédios e edifícios. Pontes e avenidas de mais de 1 km. Edifício de 50 andares ou mais. 
Uma megalópole gigantesca para abrigar pessoas, raças e etnias de todo o mundo, do Planeta. Abriga São Paulo a maior colônia japonesa (no Bairro da Liberdade), de italianos (na Mooca), de judeus no Bom Retiro, de bolivianos e de paraguaios no Pari e no Brás; de portugueses na Vila Mariana e no Tatuapé.
Já a concentração de nordestinos, ou baianos numa generalidade inadequada, fica em vários bairros periféricos ou favelas da capital paulistana: Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis, Paraisópolis, Ermelino Matarazzo; Jardim Ângela, Jardim Paulista e o Grajaú -no extremo sul da capital paulista.
Um mosaico, uma mistura de dezenas de idiomas e de dialetos.
Culturas diversas. Pensamentos variados. Gente de todo tipo.
Que se cruza sempre no cruzamento da Ipiranga com a São João.
Como assim cantou Caetano Veloso!
Fundação de São Paulo...
Foi uma obra religiosa e social. A fundação de São Paulo de Piratininga, na Serra do Mar -entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Fundada pela Companhia de Jesus. Primeira missa no Colégio Ipiranga. Celebrada por Frei Manoel da Nóbrega e outros importantes membros do clero católico.
Muitos novarussenses moraram e moram em São Paulo...
Vários filhos de Nova Russas, moraram ou ainda moram em Sampa moraram em Sampa. Tony Jorge fez seu doutorado comercial na esquina das ruas São João/Ipiranga e na 25 de março.
O Velho Tonho sempre vivia na Praça da Sé hablando portunhol com bolivianos e paraguaios.
O Ivanildo é um dos melhores pintores de São Paulo.
O vereador Denílson vendia croché em São Paulo, bem como o Flávio Soares.
Muitos ex-vizinhos meus ainda moram lá.

Meu primo, Oscar, foi gerente do Esplanada Grill.
Túnel do tempo...
Que fim levou o cearense de Saboeiro Francisco Altino Lima, o 1º nordestino a ser prefeito de São Paulo?
É o novo...
Novarussense disse que trabalhava com o Tony Jorge na avenida São Paulo, no final dos anos 1970.



_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário