Não se pode negar como muito forte a pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará. É o que vai mostrar com fundamentação substantiva minha ampla análise sobre um possível retorno de Ciro ao Palácio da Abolição.
O primeiro e mais expressivo simbolismo-imaginário. A questão de ser considerado um político de excelente oratória, de ter sido ex-governdor e ex-prefeito de Fortaleza; de ser uma liderança nacional muito conhecida como político intelectual.
Outro simbolismo-imaginário é o de ser o candidato do ex-senador-empresário Tasso Jereissati, da Fiec e do CIC; do agronegócio e de outros grupos empresariais e comerciais.
O candidato do sistema que está no poder do Ceará desde 1987, quando Tasso assumiu, com forte aparato na midia e nos meios de comunicação, nos setores política, na segurança pública etc.
E vem com mística tucana do combate à corrupção e ao crime organizado no Ceará, pensamento institucional dos governos das mudanças.
Tem um grande apoio na classe política. Grande parte da classe política está apoiando ou vai apoiá-lo, sejam políticos de Centro e de Direita.
Porque foi governador e conviveu com a maioria deles, em especial da Zona Norte. Deputado Sérgio Aguiar é filho do ex-deputado Chico Aguiar (eleito com ajuda dele); idem Zezinho Albuquerque, pai do deputado federal AJ; do Roger Aguiar (filho do ex-deputado Rogério Aguiar); do deputado João Jaime, do deputado Lêonidas, do outros deputados estaduais e federais; de vários prefeitos.
Tido como candidato das mudanças.
Favoritissimo a ser o futuro Governador do Ceará.
_____________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário