terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

1º Ensaio do Blog Professor Tim sobre Karl Marx.

Trabalhadores e proletários do mundo inteiro: uni-vos contra Karl Marx e seu falso "comunismo"!!!
É um ensaio crítico a respeito de que, depois dos governos operários de Walesa (Polônia), que restabeleceu o capitalismo; e de Lula, no Brasil, que governou com a burguesia corrupta dos bancos e das empreiteiras, a ideologia proletária do operariado de Karl MarxResultado de imagem para fotos e imagens de karl marx tomando o poder pela via revolucionária, perdeu sua força e credibilidade entre os operários do mundo inteiro.
Nascido Karl Heinrich Marx em 1818, na Prússia [atual Alemanha], o abestado e caduco Karl Marx não passou de um bandido a serviço da burguesia financeira internacional contra a classe operária, abandonando os 5 filhos na sarjeta e morrendo tuberculoso com a bunda cheia de furúnculos.
Mais burguês do que operário, no próprio primeiro capítulo do seu "Manifesto Comunista", escrito em parceria com Friedrich Engels,  Karl Marx disse que a "burguesia fez tudo que existe no mundo, sendo a melhor classe social e a mais revolucionária".
Exatamente isso. 
Karl Marx surgiu no mesmo momento histórico da ascensão do imperialismo industrial inglês, daí que tenha escrito "O Capital"  como a Bíblia de valorização do capitalismo e do imperialismo industrial inglês, dominante a partir da Revolução Industrial para acabar com as indústria manufatureiras de vários continentes.
Defendendo um certo determinismo sobre a produção econômica e os próprios sistemas econômicos, ou eurocentrismo econômico. Economicismo no "O Capital", livreto financiado pelos burgueses,  de que os sistemas econômicos tinham começo e fim. Determin ismo econômico começando no escravismo, passando pelo feudalismo, chegando ao capitalismo e passando ao comunismo. Resultado disso foi um fracasso total, com a eterna sobrevivência do capitalismo.
Outras sandices de Karl Marx. 
Marx escreveu que o proletariado era a única classe social politizada e revolucionária, mas na Alemanha e em outros países fortemente industrializados nunca foi.
Ateu fundamentalista e ortodoxo, Marx afirmou que todas as religiões eram ópios e alienações do povo, defendendo a destruição de todas as religiões. Não funcionou na prática.
Resultado prático das idéias de Karl não foi nada bom. Muitos países que adotaram suas idéias fracassaram econonicamente.
E o proletariado não chegou a lugar algum depois de Karl Marx.
Melhor seria mudar agora o slogan:
Proletários do mundo inteiro, uni-vos contra Karl Marx.
Pois Marx é o coveiro do proletariado!
Materialismo histórico versus materialismo dialético...
De acordo com a tese marxista, o materialismo histórico seriam as lutas de classes entre as classes sociais, ou seja: lutas da exploração do homem pelo próprio homem, existentes nos sistemas sociais e econômicos. Materialismo histórico explica que não é Deus quem faz a história, mas as lutas dos trabalhadores/operários em sindicatos e centrais sindicias, é que vão transformar o mundo e implantar o socialismo. 
Tudo isso nos vários conflitos de classes sociais ricas e pobres: Escravismo com seus escravos e faraós, Feudalismo nas guerras entre servos e senhores feudais, capitalismo nas batalhas ferozes entre operários e industriais etc.
Tese central do Materialismo dialético é. Base econômica e material de todos os sistemas produtivos determinam a superestrutura, ou seja, as idéias dominantes nos setores jurídicos, religiosos e culturais. Explicando que as classes dominantes sempre impõem suas idéias básicas. Mudando apenas quando os trabalhadores e operários se revoltam e derrubam pela força [luta de classes] a classe dominante.
Mais Valia absoluta e relativa...
Ocorre a mais valia absoluta quando o patrão amplia demais a jornada de trabalho e as horas extras, ganhando em cima do trabalhador babaca que trabalha de graça para o dono da empresa.
Mais Valia Relativa vem em cima da mecanização e da tecnologização, para aumentar a produção, e o trabalhador é substituído por caixas eletrônicos, leituristas ópticos, máquinas modernas, computadores etc., o que faz com que os empresários, os banqueiros, os donos de supermercados tenham mais lucros e o desemprego aumente para os trabalhadores.
________________________________
Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado...
Obra marxista fundamental para entender como surgiram as famílias atuais, a propriedade privada e o próprio estado totalitário -escrita em parceria com Engels. 
Afirmando que a base material determina a consciência, ou seja, a economia e o dinheiro, sendo que os homens vivem a partir da base material, Marx escreveu a verdadeira cronologia da história da Humanidade. Definiu os estágios humanos da Pré-História em Selvagem, Barbárie e Civilização.
Estado Selvagem ocorreu quando os homens viviam em cima de árvores feitos macacos, alimentando-se de peixes assados em fogueiras [domesticou o fogo], inventando o arco e a flecha para caçar no clima domesticado das encostas dos rios, sem propriedade privada e sem Estado. 
Já a Barbárie vem com o surgimento das cerâmicas, das plantas nativas e dos animais domesticados na fase inferior. A fase média inclui o domínio absoluto dos semitas. Enquanto a fase superior surge com a invenção do arado de ferro puxado por animais, derrubada de matas etc.
Na mesma obra, Marx ainda explica o surgimento das comunidades gentílicas e das organizações familiares. Os parentescos familiares foram construídos historicamente pelos sistemas históricos, jurídicos, filosóficos, religiosos etc.
Assim, ao longo do tempo, o poligamismo cede lugar ao monogamismo, indo do simples ao complexo, surgindo, nos matrimônios por grupos a descendência só era determinada pelo lado materno; Na família passa a ser a monogamia prevalecendo, e tem início o patriarcado.
Patriarcado originado da monogamia, do rapto de mulheres, acabando o incesto e as uniões conjugais vão se consolidando.
Com o aumento das riquezas o homem passa a ter mais importância do que as mulheres nas famílias. A filiação familiar tornou-se direito paterno. A família era apenas um conjunto de escravos pertencentes a um mesmo homem. DNA do domínio absoluto masculino sobre o feminino e do Pátrio Poder.
Explicando que o Estado atual é resultado de tudo isso e das relações sociais de produção. Base material do sistema produtivo vigente. Domínio da super-estrutura pela classe classe social que domina a produção e a economia.
________________________________
Hegel, Hegelianismo e Marx...
Para Friedrich Hegel, filósofo alemão católico, a realidade é histórica e conflitiva, em constante processo (vir a ser). 
Em sua teoria, a oposição ou negatividade (o conflito) da tese, da antítese e da síntese.
Enquanto o sujeito desse mundo em movimento é o Espírito do Mundo (Consciência Absoluta), a historicidade é concebida como história do progresso da consciência da liberdade. 
Nesse sentido, as formas concretas de organização social (Império, Estado Absoluto, Estado Constitucional) correspondem a imperativos ditados pela consciência humana (a realidade é determinada pelas idéias dos homens e são eles que fazem a consciência e escrevem a história).
Por outro lado, Marx critica a noção hegeliana de Estado como espaço político de realização do universal da razão e do espírito humano: "o Estado é a sociedade civil alienada de si mesma, ou seja, o particularismo das classes sociais que, no caso do modo de produção capitalista, é o da classe burguesa, imposto ao conjunto da sociedade como universalidade (ideologia como ocultação de verdade e justificativa de dominação).
A saída seria a revolução comunista, síntese de todas as emancipações humanas: religiosa, civil, social e econômica. 
Invertendo a dialética hegeliana: eliminando o Espírito como essência, ou seja, Deus, já que a origem da realidade social não residem nas idéias, na consciência que os homens têm dela. Mas na ação concreta material da humanidade em produção.
Se, para Hegel, a realização progressiva do Espírito é um processo de consciência, para Marx, é, entre outras noções, a marcha da classe proletária rumo ao comunismo el que se confunde com a marcha da história, uma marcha racional com um télo (o que finaliza a plenitude).
No entanto, o que se tirou com uma das maãos, acrescentou-se com outra: mo Sujeito (essencial e objetivo) retorna novamente. 
Ao invés de Espírito Absoluto, diferente de Hegel, para Marx, é uma classe social (proletária) revolucionária, portadora da verdadeira liberdade.
Visão em Paralaxe contra Marx...
A partir de conceitos psicanalíticos-marxistas, Slavov Zizek, em "Visão de Paralaxe",  defende abertamente o materialismo dialético e as mais diversas idéias de Karl Marx, apenas dando uma reformada em conceitos como Luta de Classes e hegemonia do proletariado na revolução social. 
Zizek critica o capitalismo midiático e tecnológico, que, romperia com a temporalidade, empregando representações virtuais do futuro. O trabalhador, então, dentro do capitalismo tecnológico, viveria apenas um gozo futurista, alienando-se no presente. 
Chamando isso de ativismo da inter-passividade, o qual cria simulações alienantes de aceleração: Ferrari a 300 km por hora, um novo celular de última geração com Zap e tudo.
História e consciência de classe...
Principal obra marxista de George Lukács, critica o proletariado como a versão proletária da burguesia. Quer tomar o poder da burguesia para fazer o mesmo que a burguesia. Não sendo uma classe social tão revolucionária e tão progressista assim.
Filosofia da Miséria e Miséria da Filosofia...
 Em "Miséria da Filosofia", explica Karl Marx, em polêmica com Bakunin [Papa do Anarquismo];  segundo os economistas, só há duas espécies de instituições. 
As instituições do feudalismo são artificiais, as da burguesia são naturais. Tudo é a economia que manipula tudo.

Portanto, assim, as idéias filosóficas de Bakunin, em "Filosofia da Miséria", não valem nada. 
Metafísica de Bakunin não explica o sistema capitalista e seu materialismo histórico e dialético.
 As religiões católica e protestante estão a serviço da dominação de classe para a burgueisa e dos reis absolutos e presidentes corruptos, finalizou Marx.
Marx inspira vários partidos de Esquerda no Brasil...
Mesmo com a queda do Muro de Berlim e do fim dos regimes do realismo socialista bolchevique-estatista na finada União Soviética, vários partidos políticos no Brasil ainda se guiam pela ideologia Marxista.
O Partido Comunista do Brasil (PC do B) mistura Marx com Lênin e com Stálin. Um pouco diferente, o PCB segue apenas Marx e Lênin.
O PT, mesmo hoje de centro esquerda, tem uma corrente interna chamada Esquerda Marxista.
E o PSTU, que começou como Convergência Socialista de Marx, também é Marxista. Idem para o PSOL, ou Partido do Socialismo e Liberdade, que é de extrema esquerda e aponta Marx como um dos iluminados da Terceira Internacional Socialista -liderada por Trotsky.
Túnel do Tempo...
Que fim levou a edição em alemão de "O Capital", escrita em 1840?
É o novo!
Comunista de Nova Russas disse que, em 1960, entrou em contato com as obras de Marx.

________________________________
Ensaísta: Professor Tim é cientista político, blogueiro e estudioso das obras de Marx. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário