quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

1º Ensaio do Blog Professor Tim explicando os nomes de nossas ruas e avenidas.

Por que o nome da minha rua e da minha avenida é assim? Ensaio explicando os nomes das ruas e avenidas de Nova Russas!!!
Município essencialmente urbano, Nova Russas é uma cidade moderna de ruas e avenidas largas e bonitas.
Mas poucos sabem porque nossas ruas e avenidas receberam determinadas denominações e sentido nominais.
Algo que o presente ensaio vai responder. Explicando os nomes das ruas e das avenidas por onde caminham todos os novarussenses.
Nossa explicação vai começar agora!
Pedrosa na via do Progresso...
A famosa avenida Joaquim (J.) Lopes Pedrosa, ou avenida Progresso -a primeira a ser aberta em Nova Russas-, unindo a Rodoviária ao centro, é uma homenagem ao Pai do comerciante José Pedrosa Júnior e bisavô do prefeito Rafael Pedrosa. J. 
Avenida do 1º médico...
Começando na Churrascaria Nordestina indo até o Posto do Gonzaga, no Bairro da Timbaúba, a avenida Dr. Osvaldo Martins é uma justa homenagem ao Dr. Osvaldo Martins (nosso 1º médico e uma das glórias da medicina regional), foi esposo da poeta Zilmar Mendes Martins. 
Vias principais do centro...
São várias ruas e avenidas cortando o centro concêntrico de Nova Russas. Avenida Antonio Joaquim de SousaImagem relacionada, antiga Santos Dumont (começando na Praça dos Torres até a Praça da Macavi), é uma justa homenagem a um dos maiores comerciantes da história de Nova Russas e líder políticos que ajudou diversos prefeitos: Dr. Almir, Sachagas Farias, Manezinho Evangelista e outros.
Na paralela da avenida Antonio Joaquim de Sousa, tem a Rua General Sampaio -homenagem ao herói manco da Guerra do Paraguai, nascido em Tamboril.
Mas hoje a General Sampaio, por decisões equivocadas da Câmara, tem vários outros nomes. Do João Mendes até a Praça dos Torres é uma justa homenagem ao grande cidadão e tabelião Temóteo Chaves. Após a Praça dos Torres, recebe o nome do pai do Demétrio.
Outro tamborilense homenageado é o Padre Francisco Rosa, nome de rua que cruza a General Sampaio. Bem como o Monsenhor Holanda,parente da ex-vereadora Socorrinha Holanda e um dos nossos primeiros vigários. 
Já a Rua Manoel PeixotoComercio 01, ou Rua dos Correios e da Feira Livre , indica quem doou os terrenos para a fundação de Nova Russas, segundo a historiografia oficial.
Para terminar as ruas da região central, tem ainda a Rua Alípio Gomes, que cruza a Praça Artur Pereira. Rua Alípio GomesClima é uma justíssima homenagem a um dos membros mais ilustres da família Gomes.
Rua Alípio Gomes fica antes da linha do trem, mas depois da linha do trem tem uma das nossas ruas mais antigas e de grande importância. Rua Quintino Bocaiúva, onde ficam várias escolas importantes [Escola Alfredo Gomes é uma delas], referencia o grande jurista e advogado Quintino Bocaiúva. Quintino Bocaiúva foi um dos principais líderes da Proclamação da República e da Abolição da Escravatura no Brasil.
Intelectuais batizam ruas...
Outro intelectual com nome de rua é Luís Gonzaga Chaves -rua enorme que vai até a Cerâmica Nova Russas.
Genial sociólogo da UFC, poliglota em mais de 10 idiomas, intelectual de esquerda, Luís Gonzaga Chaves batiza nome de rua. 
Assim como seu irmão, Expedito Chaves (ex funcionário do TCM) -rua que começa na casa do pai do Chico Virado e vai até o Mirante Clube do Jeová Mota.
Caminhando nas ruas periféricas...
Voltando às ruas da periferia, temos a Rua Oriel Mota: que homenageia a memória do ex-prefeito de Nova Russas e um dos maiores vultos e líderes políticos de todos  os tempos: Oriel Mota. 
Rua Maria do Socorro Abreu, no Bairro de São Francisco, era uma importante movimento feminista e da esquerda do Ceará, brutalmente assassinada em Fortaleza, sendo filha de Augusto Abreu. 
Rua do Guná presta homenagem a um grande desportista novarussense. Delmiro Farias Reis era um importante líder político e comunitário. Napoleão Moura, além de comerciante e católico, foi vereador.
Ainda na periferia, próximas da Subestação, tem as ruas João Evangelista e Paulo Evangelista, parentes do prefeito Paulo Evangelista. E, no Bairro do Tamarindo, tem a Rua Napoleão Ribeiro Torres -pai do ex-vice prefeito de Nova Russas, Chico Torres.
Subindo para o São Francisco, tem a avenida Francisco Lopes. Importante líder politico de Ipaporanga e parente do ex vereador Abdias Lopes -autor da presente propositura.
Sobrenomes da família Rosa...
Da gráfica do Marquinhos até a Panificadora do Hélter, é a famosa avenida prefeito José Rosa -pai do secretário de Agricultura (Chico Rosa) e ex prefeito de Nova Russas.
Rua Antonio Gonçalves Rosa, ou rua onde mora o ex prefeito Acácio, foi um importante intelectual. Mesmo coisa de Higino Gonçalves Rosa, ou Rua da Lagoa.osé Rosa, ex-prefeito e pai do também ex-prefeito, Chico Rosa. 
Nas ruas da Timbaúba...
No bairro daTimbaúba, tem a rua Dr. Almir Farias, também ex-prefeito e um dos símbolos da medicina. Sebastiana Cid Farias, outra rua do bairro da Timbaúba, era a mãe do ex-vereador Totonho Careca -pai do vereador Denílson. Rua Antonio Alves homenageia o ex-vereador Antonio Cajazeiras, brutalmente assassinado.
Já no Bairro Barro Vermelho tem a Rua Antonio Carlos, célebre homenagem a um grande líder político. Rua Tenente Raimundo do Vale foi membro da Guarda Nacional. Leonardo Araújo foi importante comerciante e político.
Principal avenida do Pantanal...
Maria Clarice Tavares foi uma importante personalidade da tradicional família Tavares e que recebeu justa homenagem.
Já a ex vereadora Maria Lopes Ferro, uma das mulheres mais dignas e inteligentes da nossa história, recebe nome de rua no Bairro da Subestação. 
Rua tem dois nomes...
Agora a Bartolomeu Araújo, vulgo Rua do Bequim, tem outro nome. Uma parte dela, que vai da farmácia do Chaguinha até a Ponte do Oriel, recebe o nome de Boaventura de Sousa Pedrosa -pai do ex vereador José Tavares e um dos grandes homens públicos de nossa história.

_______________________________________
Sabedoria popular batizou nossas ruas...
Rua Bartolomeu Araújo sempre foi Rua do Bequim, Rua Higino Gonçalves Rosa é sempre chamada de Rua da Vila, Rua Leonardo Araújo continua sendo Rua dos Sapos; Helvécio Moura é a eterna Rua do Jardim. Enquanto a Rua Eurípedes Tavares nunca deixará de ser chamada de Rua da Lagoa. 
Já a finada Travessa AuroraA imagem pode conter: planta, que começa na cadeia pública e termina no depósito do Amarante FelipeA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre, sempre será -Beco da Bosta, onde o Satangos despejava seus dejetos ali.
Da Série coisas e fenômenos que só existem nas ruas, avenidas e bairros de Nova Russas: Bairro do Tamarindo só tem uma rua, Rua da Lagoa não tem lagoa, Tenente Raimundo não mora ninguém da polícia, Rua Quintino Bocaiúva não tem advogado morando; Rua General Sampaio não tem ninguém de Tamboril; Ruas do Pantanal e da Cohab são todas numéricas. 
Túnel do Tempo...
Que fim levaram as placas de algumas ruas de Nova Russas?
É o novo!
Novarussense das antigas lembrando que, em 1974, na Rua do Bequim, teve um duplo assassinato, cometido por um comerciante novarussense.
_______________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político, blogueiro é estudioso da geografia urbana e das cartografias citadinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário